“O governador Ratinho Junior vai assinar, no próximo dia 13, em Francisco Beltrão, durante a Expobel, o programa Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária no Paraná), que vai permitir que produtos coloniais, como queijos e embutidos, sejam vendidos livremente sem entreves burocráticos entre municípios do Estado”.
O anúncio é do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que comemorou a decisão do Estado que atende a uma demanda dos produtores rurais do Paraná, em especial do Sudoeste que possui uma importante cadeia produtiva de laticínios. Cerca de 15 queijarias artesanais do Sudoeste estão ampliando suas qualificações técnica e sanitária para postularem a licença de comercialização dos seus produtos para fora dos municípios em que estão instaladas.
A implantação do Susaf no Paraná, que deverá ser regulamentado por decreto estadual, permitirá que estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais, que estejam engajados neste Sistema, o comércio de seus produtos em todo o território do Paraná. “A decisão do governador será importantíssima para os produtores artesanais que terão melhores condições para comercializar seus produtos”, disse Traiano.
“O governo do Paraná estará contribuindo com a cadeia produtiva do leite no Estado, valorizando o pequeno produtor e dando um forte estímulo para o crescimento da economia no campo”, enfatizou Traiano. O deputado destacou que a existência de diversas leis tratando da sanidade de produtos artesanais que não evitam que as barreiras a comercialização desses produtos continuem a criar obstáculos ao pleno desenvolvimento do setor. “A implantação do Susaf deve ser um importante estímulo para os produtores”, concluiu.
Deixe um comentário