Nesta quinta-feira, 9, em Londrina, o secretário de Desenvolvimento Urbano, deputado Ratinho Júnior, coordenou o encontro de prefeitos da região norte do Paraná. Ratinho Junior adiantou que os recursos para obras e projetos gerenciados pela Sedu e Paranacidade giram em torno de R$ 350 milhões para 2017.
“Estamos alinhando com os prefeitos, os programas que a Sedu oferece às prefeituras e o objetivo é agilizar o repasse de recursos aos municípios. Quando mais rápido liberar os recursos para que os municípios possam fazer as licitações, maior será a agilidade para início e término das obras, levando maior qualidade de vida à população”, destacou Ratinho Junior no encontro realizado na sede do Sinduscon.
Ratinho Junior destacou a importância dos prefeitos apresentar bons projetos com todos os detalhes técnicos necessários. Os gestores foram orientados sobre como proceder para ter acesso às linhas de financiamento e apoio dos setores técnicos e jurídicos que ajudam a alavancar o desenvolvimento. “Além dos projetos, fiquem atentatos que os municípios precisam ter as certidões negativas para receber os recursos”, disse.
“Além dos programas existentes, estamos criando outros, maturando novos projetos para garantir melhor qualidade de vida a todos os paranaenses. Uma das novidades é o Programa Meu Campinho, que faz a festa da criançada, oferece oportunidades de um futuro melhor e as retira dos riscos, dos perigos, das ruas”, disse Ratinho Junior.
Importância – Os prefeitos reconheceram a importância do encontro. “Essa iniciativa do secretário e o contato com a equipe de profissionais é muito importante para que a gente possa esclarecer dúvidas e para a gente saber como chegar aos financiamentos necessários”, disse o prefeito de Bela Vista do Paraíso, Edson Vieira Brene.
O prefeito de Bom Sucesso, Raimundo de Almeida Junior, elogiou ideia de reunir os gestores para essas palestras e para a abertura de conhecimentos tão necessários”.
João Toledo Coloniezi, prefeito de Ibiporã, considerou valiosa esta abertura oferecida aos novos prefeitos para que conheçam as estruturas e os caminhos técnicos e legais adequados a cada ação, e a sua importância, como a do Plano Diretor Municipal, de obras e de serviços. “Faço parte da Amepar e também estamos nos estruturando para dar apoio aos pequenos municípios que sofrem muito. E esses prefeitos novos precisam saber como fazer para serem ajudados”, afirmou.
O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito Pupio, disse que o evento muito importante para os prefeitos novos saberem o que pode ser feito no município e como conseguir recursos para as obras. “Às vezes, pela falta de gerenciamento, muitas coisas acabam ficando pendentes. Então, é muito bom este encontro para nos lembrar da importância destas Pastas do Governo do Estado que têm ajudado muito aos municípios”, disse.
Londrina – O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati ressaltou ainda que a parceria com o Estado é fundamental para que o município atenda as demandas da população. “A Sedu, o governador Beto Richa e o secretário Ratinho Junior têm feito um trabalho brilhante neste sentido, dando inclusive estrutura às prefeituras, pois muitas vezes é difícil construir um projeto dentro das normas estabelecidas”, frisou.
Ainda na quinta-feira, Belinati apresentou a Ratinho Junior as demandas e prioridades de Londrina, entre elas as da área da saúde e educação, como a reforma de escolas e unidades básicas de Saúde e recape asfáltico. “Ao mesmo tempo em que estamos buscando a solução financeira da cidade, temos trabalhado muito para fazer um planejamento adequado, a fim de que avancemos nas mais diversas áreas da cidade”, ressaltou Marcelo.
Também estiveram presentes no encontro, os deputados Cobra Repórter (PSC) e Tiago Amaral (PSB); o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio; o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira; o presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon), Rodrigo Zacaria; o presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Brazil Alvim Versoza, o vereador Péricles Deliberador e diversos secretários municipais de Londrina e prefeitos dos municípios da região. Ao todo, foram 93 prefeitos.
Deixe um comentário