Rafael Greca e a secretária Maria Sílvia Bacila anunciam protocolo sanitário para volta às aulas.| Foto: Ricardo Marajó/SMCS
A prefeitura de Curitiba divulgou nesta terça-feira (16) de carnaval o protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino. As aulas têm previsão de retorno para o dia 18 de fevereiro. Segundo a prefeitura, as normas valem para estudantes e profissionais da educação.
O protocolo foi elaborado por um comitê composto por 28 integrantes de diversos segmentos e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os principais cuidados estão o distanciamento social, uso de máscaras por crianças e profissionais, medição de temperatura na entrada das instituições, limpeza dos pés em tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, além de horários escalonados para intervalo. Os alunos também devem levar uma garrafinha de água, que poderá ser abastecida na escola.
Outro destaque é em relação à ocupação das salas de aula. A capacidade máxima será de 50%. De acordo com a prefeitura, essa porcentagem pode variar conforme o tamanho da unidade. Por isso, a prefeitura explica que cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) tem um comitê interno encarregado de colocar as normas em prática. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos.
O protocolo também trata dos equipamentos e produtos de limpeza, como tapetes sanitizantes, totens e frascos de álcool em gel, face shields e máscaras. Esses itens já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades. Em caso de confirmação de contágio por covid-19 em alguma das unidades, o grupo será isolado.
Fonte: Tribuna Paraná
Deixe um comentário