Arquivos

Categorias

RANKING DA FIRJAN ACABA COM HUMOR DE MAC DONALD

O prefeito de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) soltou os bofes ao ver os números do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgados nesta segunda-feira (24). Com a verborragia que lhe é peculiar, Mac Donald abriu a artilharia para contestar o levantamento que colocou o município,  sob sua gestão desde janeiro de 2005, no 424º lugar entre os brasileiros e na 31ª colocação entre as cidades paranaenses.

"Isto é uma palhaçada.É tudo culpa dos quadrilheiros e politiqueiros", teria esbravejado Mac Donald para a claque de plantão bater as costumeiras palminhas. Oras, o prefeito de Foz do Iguaçu ditou para a imprensa aliada, que o crédito do péssimo desempenho de Foz do Iguaçu é das "gestões anteriores".

O índice Firjan tem como base os últimos três anos e leva em consideração os dados relacionados ao emprego formal – geração, estoque e salários médios; dados da educação – taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono, taxa de distorção idade/série, percentual de docentes com ensino superior, média de horas/aula diárias e resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional Básico); e a saúde – número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal-definidas¸e infantis por causas evitáveis.

Para Mac Donald, como o índice leva em consideração dados de 2006, não teria dado tempo do levantamento apontar "as transformações que o município sofreu". Pois, pois, o prefeito só esquece que 2006 foi o auge de sua aprovação popular que resultou na eleição de dois aliados à Assembleia Legislativa – Reni Pereira (PSB) e Chico Noroeste (PR) – e por uma diferença não elegeu deputado federal o ex-vice, Dilto Vitorassi (PT). Aliás, o alcaide seria o responsável direto inclusive pelos votos aos néo-aliados Eduardo Sciarra (DEM) e Alfrado Kaefer (PSDB).