Arquivos

Categorias

Rafael Castro lança álbum no Teatro Paiol

Com nove registros, entre EPs e discos digitais, em seu HD autoral, Rafael Castro, compositor de Lençóis Paulista, cidade do interior de São Paulo, lança seu primeiro álbum, “Lembra?”, em Curitiba, no Teatro Paiol, no próximo dia 17. Com heranças sonoras autorais bem costuradas, as 14 faixas inéditas representam o amadurecimento da obra do compositor de 26 anos, que encabeça a facção mais, digamos, azeda, da novíssima geração do rock nacional, integrada por nomes como o trio O Terno.

Provocativo, Rafael aborda com sua visão pouco usual temas como a miséria, a doença, o lixo ou desastres naturais em suas composições. Cronista psicológico, Rafael Castro trata com naturalidade e tranquilidade situações tidas como polêmicas. Imbuído de angústia e contestação, o compositor tira o peso das coisas, assumindo uma postura anti-sensacionalista, e cria sem pretensão de alcançar o belo. É humano e cheio de sombras.

Em sua extensa discografia online, toda disponível em seu site, o compositor paulista navega por fases criativas e estéticas bem definidas em seus nove lançamentos anteriores a “Lembra?”. No início de sua carreira, Rafael era obcecado por arranjos rebuscados. No passo seguinte, desfoca a lisergia instrumental e passa a dedicar-se a canções, letras e simplificação dos arranjos.

Não por acaso, nesta época, buscava inspiração em discos como ”Aprender a Nadar”, de Jards Macalé; “Jóia”, de Caetano Veloso, e “Expresso 2222”, de Gilberto Gil. São desta fase, os discos “Amor, Amor, Amor” (2008) e “Maldito” (2008). Neste mesmo ano, com a publicação da obra no Myspace, vieram os primeiros shows e a banda passou a tocar no circuito universitário e independente, clubes underground de SP e casas de show pelo Brasil, atividades que trouxeram os garotos para tentar viver na capital.

Primeiro álbum a contar com uma edição em CD, “Lembra?” traz traços dos seis anos de carreira de Rafael Castro, amadurecidos em um disco que cristaliza esses experimentos e que “de tão sólido é físico”, brinca o compositor.