O prefeito da Ciudad del Este, Miguel Prieto, alertou que quanto más se protela a reabertura da Ponte da Amizade, pior será o dano para a economia, e da mesma forma a recuperação demorará mais. Nesta sexta-feira (18), haverá uma reunião com o governo do Alto Paraná para definir o protocolo que reabilitará a travessia pela fronteira.
As determinações vigentes do Brasil assinalam que todas as fronteiras permanecerão fechadas até o dia 26 deste mês. Desse modo, se a medida não for estendida, a partir dessa data, já poderão circular pela fronteira.
Porém, um dos artigos estipula que em caso de cidades gêmeas é permitida a circulação nas fronteiras, mas para a operação da mesma requer a autorização por parte das autoridades do Paraguai. Para Prieto, a abertura da ponte poderá dar oxigênio a abatida economia da cidade.
“Muitos comércios fecharam e para muitos negócios será difícil se recuperar economicamente a curto e médio prazo. Porém, quanto mais adiarmos a abertura da Ponte mais tardia será a recuperação econômica da cidade”, expressou.
O prefeito disse ainda, que é fundamental a presença dos empresários e comerciantes para reunião desta sexta-feira, onde se determinarão várias estratégias de organização
“Mais importante que minha presença na reunião de sexta é a presença dos comerciantes, garçons e demais trabalhadores”, pontuou.
Desde vários meses, os diversos grupos de comerciantes e empresários, além de autoridades regionais e locais trabalham na elaboração de protocolos para a reabertura da Ponte da Amizade. Como surgiram várias propostas haverá uma reunião para finalizar os detalhes e unificar todos os critérios. Além disso, o protocolo sanitário deve contemplar o protocolo de migrações, de segurança e outros.
Redação e ABC Color
Deixe um comentário