O senador Roberto Requião (PMDB-PR) quer saber o quanto a Rede Globo deve para o BNDES e ainda acusa a mesa executiva do Senado de “procrastinar” o exame de dois requerimentos apresentados em novembro para obter informações relacionadas a dívidas da emissora e também a empréstimos concedidos pelo BNDES a empresas ligadas ao mesmo grupo
Segundo Requião, a Mesa do Senado examinou os requerimentos em fevereiro e a decisão foi de que os que diziam respeito às empresas da Globo deveriam seguir para votação no plenário. No entanto, uma semana depois, houve uma mudança e os pedidos de informação foram remetidos para avaliação da CCJ.
“A leitura que qualquer jejuno faz do fato é que a Mesa se acovardou. A Mesa se acovardou e se curvou diante da Rede Globo. Mudou a decisão para procrastinar. Terá sido uma generosidade voluntária? Ou terá a Globo pedido e ordenado?”, questionou.
Requião disse que diante da demora pediu, como cidadão, as mesmas informações ao governo federal, fazendo uso da possibilidade aberta pela Lei de Acesso à Informação. “As respostas que chegaram a mim são ainda mais estapafúrdias e furadas”, reclamou. Segundo ele, o Ministério da Fazenda se recusou a repassa informações sobre as dívidas tributárias da Globo alegando que todas as informações estão protegidas pelo sigilo fiscal. Já em relação aos empréstimos do BNDES concedidos ao grupo, o Ministério do Desenvolvimento respondeu que não tem acesso aos dados.
Deixe um comentário