A partir desta terça-feira, 2 de setembro, o maior evento de comunicação do mundo, o Intercom, traz quase 4 mil pessoas para Foz do Iguaçu. É a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, mas a primeira com temática latino-americana. Na programação, destaque para o Simpósio América Latina Unila / Intercom, no próprio dia de abertura, com quatro mesas especiais no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI):
“Pobreza, linguagem e mídia na América Latina”. Pesquisadores de projeto vinculado ao CROP-Unesco expõem como grandes meios de comunicação da América Latina constroem a imagem de pobreza. Com análises da mídia de México, Colômbia, Brasil e Argentina, o projeto está centralizado na Universidade de Bergen (Noruega), e no Brasil conta com pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – Terça, 02/09, das 14h às 16h, no Auditório César Lattes, PTI.
“Singularidades e pluralismo no jornalismo de fronteira”. Representantes de veículos de comunicação de Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazu (AR), organizados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, subseção Foz do Iguaçu, discutem o fazer jornalístico na região das três fronteiras em termos de fontes, cooperação, riscos, dificuldades, condições de trabalho e expectativas para os próximos anos – Terça, 02/09, das 14h às 16, no Pavilhão C, sala 3, PTI.
“Comunicação, território e direitos humanos na América Latina”. Professores do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD), onde ficará alocado o bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), junto a jornalista ligado a direitos humanos de Foz do Iguaçu discutem as relações entre mídia e território de uma perspectiva geográfica, humana e de comunicação de massa – Terça, 02/09, das 16h às 18h, no Auditório César Lattes, PTI.
“Horizontes interdisciplinares no cinema audiovisual da América Latina”. Professores do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) lançam olhar sobre a produção audiovisual latino-americana da atualidade e analisam os diálogos interdisciplinares possíveis dentro e fora da academia – Terça, 02/09, das 16h às 18h, no Pavilhão C, sala 3, PTI.
Aqueles que se interessam em assistir a uma ou mais mesas e não estiverem inscritos no Intercom, nem forem cadastrados para entrada no Parque Tecnológico de Itaipu, devem escrever para [email protected] e requisitar credenciamento de entrada no PTI. Grande maioria das demais atividades do congresso se darão em instalações da União Dinâmica das Cataratas (UDC), no centro de Foz do Iguaçu.
A programação completa do Intercom, que segue até 5 de setembro, sexta-feira, está disponível em: http://www2.unicentro.br/intercom2014/
Deixe um comentário