Decisão da executiva nacional contaria escolha do diretório municipal dos nomes de Dilto Vitorassi (prefeito) e Fernando Duso (vice-prefeito)
A direção da executiva nacional do PT homologou a candidatura de Airton José (PSB) a prefeito de Foz do Iguaçu. A decisão tomada em 8 de julho foi conhecida nesta segunda-feira, 15. No documento ainda consta a homologação da candidatura de Rosane Ferreira (PV) em Araucária. As duas decisões, conforme a direção da executiva nacional, foram tomadas pelo diretório estadual do PT em 1º de julho.
Desta forma, a Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) passa a apoiar o pré-candidato do PSB e segundo a executiva nacional do partido, o PT local poderá indicar um nome para a vice-candidatura. O pré-candidato a vice-prefeito, Fernando Duso, já adiantou que não aceitará compor a chapa de Airton José. O pré-candidato a prefeito, Dilto Vitorassi, estuda recorrer da decisão junto ao diretório nacional do partido em Brasília.
O nome de Airton José será confirmado nas convenções dos três partidos e depois pela convenção da Federação Brasil Esperança. Os encontros devem ser realizados no dia 23 de julho: pela manhã dos três partidos e à tarde, o da federação. Em caso do PT abrir mão da vice-candidatura, o nome poderá ser do PV ou PCdoB.
Defensores de candidatura própria no PT defendem que a direção municipal recorra à justiça eleitoral para garantir a escolha dos nomes de Vitorassi e Duso. “Foi feito tudo como manda o estatuto do PT e comunicamos a nossa decisão às direções estadual e nacional. O encontro da executiva estadual foi feito à revelia do nosso conhecimento”, disse um aliado de Vitorassi.
Chapa de vereadores
“A Comissão Executiva Nacional decidiu que, nos municípios com mais de 100 mil eleitores, em que as instâncias municipais não deliberaram sobre a indicação das candidaturas ou tática eleitoral, a definição caberia à Executiva Nacional, que seguindo o indicativo do Grupo de Trabalho Eleitoral e ouvindo as Executivas Estaduais, aprovou as seguintes candidaturas e alianças nos dois municípios: Foz do Iguaçu e Araucária”, diz o documento da nacional.
“A direção municipal fica autorizada a concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação dos nomes para concorrer aos cargos de vices e eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da Federação e para o cumprimento da cota de gênero”, completa.
A chapa das candidaturas à vereança terá 16 nomes: dez do PT, quatro do PV e dois do PCdoB. PV e PCdoB já definiram seus candidatos a vereador. O PT municipal esperava a homologação dos nomes escolhidos para prefeito e vice. “A chapa ainda está fechada”.
Segundo ainda o documento, Airton José só não será candidato da federação em caso de renúncia, morte, inelegibilidade, indeferimento ou cancelamento de registro. Nas cinco hipóteses, a direção municipal, em conjunto com o GTE (grupo de trabalho eleitoral) Nacional, comunicará a escolha dos substitutos.
Deixe um comentário