Arquivos

Categorias

PT convoca debate sobre eleições para prefeito em Curitiba em 2012

Por Elizabete Castro, em O Estado do Paraná:

Três vezes candidato a prefeito de Curitiba, o deputado federal Ângelo Vanhoni é um dos participantes do debate que o diretório do PT de Curitiba promove na próxima quinta-feira, 28, para discutir as eleições de 2012 e o governo Dilma Rousseff. Vanhoni ainda não definiu se irá disputar a indicação, mas acha que, neste momento, não há motivo para o PT deixar de cogitar uma candidatura própria nas eleições do próximo ano.

O assunto será discutido no dia 28 entre Vanhoni, o diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, o presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, e a presidente do diretório municipal do PT, Roseli Isidoro. Para Vanhoni, nesta fase das articulações, as definições nos outros partidos da base do governo federal ainda são incipientes para que a discussão sobre alianças prevaleça sobre a candidatura própria no PT.

Antes de assumir a Casa Civil da presidência da República, a senadora Gleisi Hoffmann era a opção natural do partido para concorrer à prefeitura, mesmo que ela dissesse não ter interesse na disputa, assinalou Vanhoni. “Mas agora com a nova função, esta possibilidade está afastada. Mas a discussão sobre candidatura própria se mantém. A princípio, não vejo por que não ter candidato próprio”, afirmou Vanhoni.

A partir de setembro, quando se encerra o prazo das filiações partidárias para os candidatos às eleições do próximo ano, o quadro vai ficar mais nítido do lado do PT e aliados, observou Vanhoni. “Até lá, saberemos em que partido estará o Gustavo Fruet e se o deputado Ratinho será mesmo candidato. Neste momento, não temos nada concreto”, comentou Vanhoni.

Ele lembra que, mesmo o PMDB, onde já existe a pré-candidatura do ex-deputado Rafael Greca, o panorama não é definitivo. “O PMDB também é uma incógnita porque tudo pode mudar nos próximos meses”, afirmou o deputado.

Opinião pessoal
Vanhoni disse que considera natural o movimento liderado pelos deputados Dr.Rosinha e Tadeu Veneri em defesa da candidatura própria do PT, em Curitiba. “Sei da importância da candidatura própria do PT na capital, mas também não vejo problemas em políticas de alianças”, afirmou.

Sobre as manifestações de algumas lideranças petistas a respeito da possibilidade de o PT vir a apoiar o ex-deputado Gustavo Fruet, caso ele se filie ao PDT, um dos aliados nacionais do PT, Vanhoni acha que todas as opiniões são válidas nesta fase. “O ministro está falando em nome dele. O partido não está discutindo isto”, afirmou.