O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou neste sábado (23) o nome de Xênia Mello como candidata à Prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano. O candidato a vice-prefeito será Rodolfo Jaruga (PSOL). “Espero que seja uma campanha com debate qualificado, espero que as pessoas se engajem e tenham uma relação de empatia com o PSOL, a gente é da Frente de Esquerda que é PSOL e PCB, que são os únicos partidos que não tem envolvimento nenhum com a Lava Jato ou qualquer esquema de corrupção”, afirmou a candidata. As informações são do G1 PR.
Entre as principais propostas do partido estão, de acordo com Xênia Mello, garantir um transporte de qualidade, garantir uma educação básica de qualidade, garantir acesso a informação e a transparência e fazer um debate sobre a dívida do município.
Para Xênia a condição de feminista é um incentivo para a candidatura.
“Eu aceitei ser candidata pelo PSOL justamente porque eu tenho um histórico de atuação na defesa dos direitos da mulher, enfrentamento à violência e da assistência humanizada do parto. Eu acredito que isso traz um novo perfil de candidatos que a gente já teve e é uma resposta do protagonismo das mulheres dentro dos espaços de luta por direitos”.
Quando se fala na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores, o partido definiu pela candidatura de 28 nomes, sendo nove mulheres.
O PSOL vai compor a Frente de Esquerda ao lado do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Em todo o Brasil, o prazo para os partidos realizarem as convenções partidárias termina no dia 5 de agosto.
Perfil
Xênia Mello é advogada formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestranda em Sociologia na mesma instituição. Ela é especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Curitiba.
Rodolfo Jaruga é servidor público do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
Deixe um comentário