Diante da necessidade e urgência de dar continuidade nos processos de capacitação para a Copa 2014, a Secretaria Municipal do Turismo assumiu o papel de demandante do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Eixo Turismo, tendo a Secretaria de Estado do Turismo, a sua interlocutora junto as Entidades Ofertantes (SENAC, IFPR, SENAI) e o Ministério do Turismo.
Ao todo serão ofertadas 870 vagas em 32 cursos gratuitos de formação profissional, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais). A duração é de 160 horas/aula, o equivalente a quatro meses. As inscrições estarão abertas a partir da primeira quinzena de maio. Podem participar pessoas com idade mínima de 18 anos.Os cursos serão oferecidos pelo Senac, Sebrae e Senai. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo valeu-se de duas ferramentas para sugerir os cursos para Foz. A primeira foi a pesquisa de demanda de qualificação desenvolvida em 2009 junto a hoteleiros, agentes de viagens, transportadoras aéreas, empresas de receptivo, empresas organizadoras de eventos, comércio especializado como lojas de souvenir, atrativos turísticos – visando apontar quais as necessidades de qualificação profissional demandada por cada um deles.
A segunda ferramenta foi a análise do cenário de oportunidades de formação e capacitação, que foi construído e vem sendo atualizado a cada dois meses, onde é possível saber quais as oportunidades de capacitação que já vem sendo ofertadas para o setor turístico local.
“É vital que hoje, além de receber treinamento de ordem operacional de como funciona o setor especifico que se vai atuar dentro de um estabelecimento, os profissionais que trabalharão diretamente com o turista, como é o caso de Recepcionistas de hotéis, camareiras, garçons, cozinheiros, motoristas, mensageiros, entre outros, recebam também informações sobre ética e cidadania, postura profissional, pluralidade cultural, turismo sustentável, entre outros temas”, detalhou a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo, Rosa Maria Corbari Maccali.
As empresas que tiverem funcionários qualificados pelo programa receberão uma identificação, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo 2014.
Os interessados poderão acessar diretamente o site do Ministério do Turismo – Programa Pronatec www.pronateccopa.turismo.gov.br escolher o curso e realizar a inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Fonte: AMN
1 Comment