A Secretaria de Educação e o comando da 3ª Seção do Corpo de Bombeiros de Palmas, estudam um projeto conjunto para levar os estudantes da rede pública para conhecer a estrutura e o trabalho da corporação. Uma primeira reunião para definir um cronograma da atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori.
O projeto começou a ser elaborado por iniciativa do comandante dos Bombeiros, 1º Tenente Guilherme Augusto Picolloto. “Geralmente atendemos pedidos para palestrar nas escolas, mas ao levar as pessoas para dentro do Quartel, o impacto será maior. Queremos aproximar a comunidade de Palmas ao Corpo de Bombeiros”, disse.
A secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou, organizou a reunião de professores e diretores das escolas após os primeiros contatos com o comandante dos Bombeiros. “Esta proposta é muito boa e queremos incluir todos os estudantes”, ressaltou. Palmas tem aproximadamente 11 mil jovens matriculados nas redes públicas municipal e estadual.
“A ideia é proporcionar aos alunos um período diferente no Quartel”, disse Professora Joseana. A parceria, segundo ela, vai mudar a forma como as pessoas veem o trabalho dos Bombeiros. A Educação vai estabelecer um calendário para garantir o transporte dos estudantes.
Estrutura
O Corpo de Bombeiros de Palmas tem um efetivo de 25 soldados, o que possibilita receber, nesta primeira etapa, duas turmas por semana – uma da rede municipal e outra da estadual. De acordo com Professora Joseana, o projeto não exclui a participação de estudantes da rede privada, que também poderão agendar a atividade.
Após a visita, informou o tenente Picolloto, os estudantes serão presentados com uma réplica em papelão do caminhão do Corpo de Bombeiros. “É uma forma de despertar nos jovens a admiração pela corporação que é responsável pela preservação da vida”, disse.
O roteiro das visitas ainda não está definido. Mas a ideia é apresentar, além da estrutura do Quartel, um vídeo sobre a formação e o trabalho dos bombeiros. “Vamos proporcionar aos estudantes conhecer como funciona a corporação”, disse Picolotto.
“É uma semente que estamos plantando”, concluiu Professora Joseana. A expectativa é iniciar as visitas em no máximo um mês, assim que for concluído o roteiro e o cronograma contemplando todas as escolas interessadas.
Deixe um comentário