O vereador Zé Carlos (PMN) quer proibir a venda de vasilhames "long neck" em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Zé Carlos apresentou projeto na Câmara e abriu a polêmica, principalmente após um pedido de vistas do comunista Nilton Bobato.
Como voto contrário, Bobato argumenta que o projeto generaliza a proibição da embalagem, e isso não é necessário. O edil também alerta a perda de capital que as empresas sofrerão, caso a matéria vire lei.
Segundo Zé Carlos, ao proibir a venda da garrafa, a latinha será mais valorizada e não haverá prejuízo. "Não é por que vai acabar a Long Neck que o povo vai parar de beber", diz o vereador.
Além da segurança nos comércios e casas de show, o projeto é um caso ambiental, afirma. O tempo que leva para o vidro se decompor da terra é de 250 anos ou mais.
O senador Roberto Requião (PMDB), no primeiro mandato no Senado, apresentou o projeto, mas não foi aprovado. Na Assembleia, o ex-deputado Dobrandino da Silva (PMDB) também apresentou projeto semelhante, mas a matéria não prosseguiu também.
acho ridículo pq pararia de vender?
po,a long neck é bem melhor que lata cara.
eu prefiro muito mais long neck do que lata
em balada ate pode se
por motivo de briga e nao ter garafa
apesar que tem as de garafa de wisk igual
mais mesmo assim. Eu sou contra a proibição.
so a favor acho q ajudaria muito
o meio ambiente pq o brasileiro é muito
porco nao se concientiza q isso tem o lugar certo para jogar ou reciclar. então acaba prejudicando muito o meio ambientee ,que cada vez maiss ta cheio de problemasss
por falta de ocncientisação das pessoas ou até mesmo das empresas que fabricam eses materias etc.
Na minha opinião é uma ideia totalmente desnecessaria, uma ideia inteligente em questao da segurançao em certos ambientes como o comentario acima, mas uma ideia fora de cogitação em plano geral, fora long neck fora qualquer vasilhame em vidro?
Tbm sou completamente Contra a proibição, a diferença do gosto da cerveja é gigantesca, sou a favor somente no caso de balada proibir, mas agora em bares, restaurantes jamais!
Não acho certo a proibição da venda das garrafas de long neck alias nao sei nem porque isto. A latinha é claro que ajuda muitas pessoas que nescessitam dela para tirar algum dinheiro para a sua sobrevivência, mais a questão é, a lata ela tira muito o gosto da cerveja por ser um metal isto correi ela mais prejudicial a saude do que uma garrafa alem disto, a long neck e tampada quando alguem for tomar ela sem um copo pode se certificar que ela antes de estar ali ela passou por um processo de desterelização, já a lata nos não podemos garantir isto e mesmo assim a lata guardada em depositos ou locais desapropriados que estejam a merce de animais como ratos, pode ser contaminado. Não acho certo a proibição das garrafas long necks e alem disto acho que este projeto não nada a mais doque querer fazer algo ou falar que esta fazendo algo mostrar algum trabalho para o povo pois todos veem que não está acontecendo nada de trabalho realmente porque ao invés de de montar um projeto para a proibição de latinha, não montam um projeta para o incentivo de esportes no lago já que ele nos pode proporcionar varias diverssões isto sim seria um projeto realmente voltado para o povo, um incentivo deste pode ser dispertado futuros atletas.
Qualquer iniciativa que venha contribuir com a redução do descarte provocada pelo consumo é bem vinda. A long-neck, pelo que eu sei, não pode ser reciclada.
Totalmente contra também .. muito melhor as long neck, sem falar que ela é bem mais limpa pra se tomar no bico, do que a lata e esquenta a bebida de forma mais lenta que a lata também.
E falar que ela demora pra se decompor na terra, o vidro também é reciclável.
Quer proibir por causa de brigas em casas de show beleza, proíba a venda nas casas então, agora generalizar e proibir a venda na cidade,
tirar ate dos supermercados. Como vai fazer com as importadas que so tem long neck para vender nos mercados ?? O pessoal tera que deixar de beber as cervejas que gostam para ficar tomando so as enlatadas por falta de opções.
Por causa de alguns o povo todo tem de pagar por isso. Acredito que não.
Concordo em ficar so nas latinhas! 😀
Quero agradecer primeiramente aos meus leitores do boca maldita. Todas as minhas notas e matérias estão sendo bem repercutidas e comentadas. É isso que o Boca espera da Juventude. Envolvimento e mais, opiniões dos jovens.
Nossa nada a ver gente,tantas coisas melhor para resolver, eles vem com essa de querer proibir a long neck que é bem mais limpa que as latas e ocorre menos rico de pegar alguma doenças por xixi de animais.
Pelo amor né Zé Carlos,vamos ver o que tem de mais urgente para resiolver e não querer mexer no que nem preocupa o povo.
pqp! esse povo não tem mais o que inventar mesmo… mas, faz sentido! ngm vai parar de beber mesmo, mas é bom ter opções! enfim, vão caçar o que fazer!
Vereador, faça algo mais útil, como a proibição de sessões “extra ordinárias” na câmara de vereadores, bem como o aumento do salário de vocês, a vergonhosa taxa de lixo de foz do iguaçu, e fiscalizarem os desmandos do alcaíde, faça valer a pena este seu mandato, que com certeza será único, e daqui a pouco vai voltar pro sindicato, agora se continuar assim, nem lá vc ficará.
Os vereadores de Foz deveriam era procurar um meio de criar projetos sociais que dêem algum beneficio social e econômico para o povo sofrido de nossa cidade, em Foz só inventam e criam projetos sem sentido, deveriam criar projetos que beneficie o trabalhador, pois só criam problemas e só arrancam dinheiro do bolso do povo sofrido! Foz do Iguaçu não tem sequer um sanitário publico que seja gratuito a todos os Foz Iguaçuenses e também aos turistas que nos visitam, não tem uma ciclo-via que ligue as cataratas e “itaipum…” Não tem nem lixeiras decentes no centro da cidade, não tem bancos suficientes para o povo sentar, as paradas de ônibus só cobrem a cabeça, a bunda fica de fora… Você só tem obrigação, beneficio nenhum, Fui em Santos SP, neste inicio de mês, fiquei 10 dias na casa de minha irmã, o Santista paga o imposto, mas é beneficiado, lá tem ciclo-via de mais de 50KM, tem sanitários espalhado por toda a cidade, tem também chuveiro gratuito por toda a orla da praia, tem jardins maravilhosos, considerado o maior jardim a céu aberto da américa latina, tem espaço cultural por todo lado, praça de lazer pra rapaziada praticar skate, enfim tem tudo o que não vemos por aqui, e o melhor… É tudo de graça… você não paga por nada disto, Quem sabe um dia estes vereadores acabem fazendo algo que realmente atinja o objetivo principal que é lutar em prol e beneficio da sociedade e acabarem com esta tal de corrupção social que acaba engabelando até os próprios inocentes que acham que eles fazem alguma coisa…
Como todo bom ambientalista ,concordo com o projeto em questão…acho que todos deveriam conhecer o teor do projeto na integra e assim discutir com propriedade o assunto,não em cima de “achometros”,afinal falamos tanto em deixar um planeta mais limpo pra gerações futuras…vejo estas garrafas de long neck atiradas por todos os cantos(vcanteiros ,vias publicas etc) afinal mesmosendo reciclaveis,não vejo catadores interressados nas mesmas.
Se o gosto da bebida difere conforme o envase , é só nas primeiras doses,depois de umas e outras fica tudo igual.
Brincadeira a parte o que não se pode é continuar jogando lixo pelas ruas e praças ,ou que se puna os sujões que assim procedem.
A questão não proibir e sim criar a reversa desses resíduos, o vidro é de suma importância por algum desses motivos, ele é Inerte,Praticidade,Dinâmico,Reutilizável,Higiene,Impermeável,Versátil,Retornávele Reciclável, isso é apenas uma percela.
Vamos sim é cobrar das empresa uma logística reversa desses embalagens isso vai sanar esse problema.