A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6942/10, do deputado Wilson Picler (PDT-PR), que autoriza o uso de biodiesel puro (do tipo B100) como combustível de carros de passeio e de veículos de carga de pequeno porte (capazes de transportar até três toneladas). O objetivo da proposta, segundo o autor, é preservar o meio ambiente, além de estimular a produção agrícola.
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como óleos vegetais de mamona, dendê, girassol, babaçu, soja e algodão. Ele pode ser usado puro ou adicionado ao óleo diesel derivado de petróleo – esta última opção é a encontrada atualmente nos postos brasileiros.
A versão do combustível vendida hoje no Brasil possui 2% de biodiesel e 98% de diesel, e é conhecida como B2 – o numeral após a letra "B" corresponde ao percentual de biodiesel usado na mistura. De acordo com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, do governo federal, até 2013 todo o diesel comercializado deverá ter pelo menos 5% de biodiesel. (Leia mais)
Parabens Deputado pela iniciativa , excelente projeto de Lei, tendo em vista atual situção com a alta do Petroleo e pelos danos que vem provocando na natureza, mesmo sendo dificil em imaginar que vamos queimar o alimento que deveriamos comer mas é uma saida para os problemas climaticos e para economia do Pais. Quando saira do papel?
sorte a todos…