Depois do sepultamento do voto secreto na Câmara Municipal, os vereadores querem mais. O líder do bloco PRB/PSL, Valdemir Soares, protocolou ontem (14) proposição que obriga a publicação do resultado das votações dos projetos de leis que constem na ordem do dia, aprovados ou não, no prazo de até 24 horas,no site oficial da Câmara.
Ele explica que a medida se aplica também quando se tratar de votação nominal. Para o parlamentar mesmo com o voto aberto, a população pode não conseguir acompanhar as votações na Casa. “A disponibilização e o fácil acesso à internet aproximaria os cidadãos do posicionamento dos parlamentares em assuntos relevantes para Curitiba”, afirma Valdemir.
Na proposição ele detalha quais os projetos a que se refere para publicação na internet. São eles: de Decreto Legislativo, Emenda à Lei Orgânica, de Lei Complementar, de Lei Ordinária e de Resolução. Na justificativa o vereador pontua que a proposição caracteriza mais transparência às atividades do parlamento é que garantem o exercício da cidadania aos curitibanos.