O projeto de lei do deputado Reni Pereira (PSB), que dispensa o reconhecimento de firma na autenticação de cópias de documentos em órgãos e entidades da administração pública estadual, quando assinado perante o servidor, não agradou os donos de cartórios. "Coincidência da vida.. em Foz, fui abordado por 1 serventuário da justiça dizendo que os cartorários estão descontes com minha atuação…", informou Reni nesta quinta-feira (24), em seu perfil no twitter.
"Logo após fui convidado por um membro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para discutir semana que vem, o aumento da tabela de custas dos cartórios…", completou. O projeto de Reni determina que o relacionamento com o cidadão deverá ser baseado na presunção de boa-fé (presença física) e no compartilhamento de informações nos termos da lei.
"A idéia é descomplicar pelo menos um pouco o serviço público e dar mais agilidade e celeridade no acesso aos órgãos públicos", informa. A proposta complementa a emenda do parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ao projeto de lei 862/07 do Tribunal de Justiça (TJ), que reajusta o preço de custas judiciais e extrajudiciais – pagas pelo contribuinte em cartório em documentos públicos ou para ingressar com ações judiciais.
Os cartórios mesmo sendo máquinas de fazer dinheiro, ficarão com certeza descontentes. Não querem perder um ganho certo como esse. Reni Pereira está do lado do povo, agora os cartórios estão do lado de quem? Só pode ser deles mesmos!
parabens RENI por projetos como este , embora eu não saiba se voto em vc ,mas posso dizer que para o estado vc tem sido um dos verdadeiros LEGISLADORES criando leis e apesentando projetos de competencia de legisladores politicos.