O município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, será reconhecido como cidade sede do Aeroporto Internacional Presidente Afonso Pena. A denominação está prevista no projeto de lei 3117/2012, protocolado na última semana pelo deputado João Arruda (PMDB-PR) na Câmara Federal.
Atualmente, o primeiro anúncio ouvido pelos passageiros das aeronaves na chegada ao terminal aeroportuário é que estão pousando no “Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba”. A campanha da população local, pelo reconhecimento de São José dos Pinhais como sede do Afonso Pena, ganhou força nas redes sociais após o lançamento da campanha “Embarque nessa, o Aeroporto é nosso!”.
“Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, já! A Infraero precisa ter este reconhecimento!”, afirma João Arruda. De acordo com o projeto, o sistema de som das aeronaves e do terminal passará a anunciar que o local é o “Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais – Presidente Afonso Pena”.
A nominação dará reconhecimento à cidade, afirma o prefeito Ivan Rodrigues. “Tem que ser como acontece com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo”, conclui.
Bandeira
A execução de obras de infraestrutura e melhoria no atendimento aos usuários do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tem sido uma das bandeiras de João Arruda na Câmara e Congresso Nacional e órgãos do Governo Federal, em Brasília.
Em abril do ano passado João Arruda apresentou requerimento solicitando uma série de informações sobre o terminal aeroportuário. A intenção era identificar os motivos para o grande volume de cancelamento de voos no local.
A partir de então, o deputado passou a cobrar da Infraero e da Anac, uma solução para a instalação da terceira versão do Instrumento Landing System (ILS 3), que permite pousos e decolagens de aeronaves, mesmo sob forte neblina.
Em julho do ano passado, João Arruda manteve audiência com o ministro Wagner Bittencourt (foto), da Secretaria Nacional de Aviação, para cobrar a instalação do ILS 3. Bittencourt anunciou que o equipamento estará funcionando no terminal antes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando Curitiba vai receber jogos da competição.
Deixe um comentário