O projeto da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 16 anos, que venceu – no último dia 16, uma disputa entre 31 proposições elaboradas por estudantes da rede pública estadual de todo o Paraná – começou a tramitar na Assembleia. O projeto de Ingrid, produzido com a orientação do professor Márcio Rogério Penachio, do Colégio Itacelina Bittencourt de Cianorte, trata da instituição do programa Geração Atitude, segue agora para CCJ. Se o projeto vier a ser aprovado na Assembleia, o Geração Atitude será realizado todos os anos na terceira semana de novembro para estudantes do ensino médio, da rede pública e privada do Estado do Paraná. O programa, que tem como objetivo “educação para o exercício da cidadania”, vai proporcionar aos estudantes informações sobre o funcionamento do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, e constará do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que colocou o projeto de Ingrid para tramitar, foi um dos deputados que encamparam a proposição da estudante. Os outros signatários do Projeto de Lei foram os deputados Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia, Ademir Bier (PMDB), 2º secretário e Jonas Guimarães (PMDB), vice-presidente. Para Traiano, a tramitação na Assembleia de um projeto elaborado por uma aluna, “é uma demonstração eloquente da nova abertura para a sociedade pela qual passa a Assembleia. Queremos arejar a política e permitir a participação dos jovens idealistas na atividade”. A estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, disse que está muito alegre com a seleção de seu projeto e afirmou que a política no Brasil vai melhorar a partir do engajamento dos jovens.
O projeto de Ingrid, estudante do Colégio Itacelina Bitterncourt de Cianorte, que institui o “Geração Atitude” em um programa a ser realizado no Paraná todos os anos, para estimular a participação dos jovens na política, trouxe os 31 alunos e 31 professores-orientadores de todo o Paraná para Curitiba. Pela proposta de Ingrid o programa será usado para o exercício da cidadania e iniciação na política para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino.
Atualmente, o “Geração Atitude”, é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, uma parceria entre Assembleia Legislativa, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação e Governo do Estado. Participaram do programa, em que foi anunciado o projeto vencedor, e responderam perguntas dos estudantes, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, o promotor do Ministério Público do Paraná, Eduardo Cambi, os deputados Jonas Guimarães (PMDB), o 1º secretário da Assembleia, Plauto Miró (DEM) e o 2º secretário da Assembleia, Ademir Bier (PMDB).
O anúncio do projeto vencedor foi feito no dia 16 de novembro em um evento festivo no Plenarinho da Assembleia que permitiu que os estudantes fizessem perguntas livremente ao presidente da Assembleia, aos promotores e aos deputados. O evento foi animado por bandas e cantores, o Ondas Duo, de Xando Bocão e Jefferson Sassá; o Nomads, banda de Rock formada por Angélica Bueno, Averando Bueno e Pedro Guimarães; o Flowema, integrado por Hullio, Erlon Evaldo, Léo e Luiz Fernando Feltran; a dupla sertaneja William & Renan e o músico Danilo Dyba, vencedor do The Voice Brasil de 2012.
Deixe um comentário