A Associação Brasileira de Críticos de Arte, a principal entidade da área de artes visuais do país, elegeu o Museu Oscar Niemeyer como uma das instituições que mais contribuíram para a cultura nacional em 2010.
O MON, dirigido à época por Maristela Requião, vai ganhar o Prêmio ABCA 2010 em duas categorias. O Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade foi atribuído ao MON pela qualidade de sua programação, que era feita por Maristela.
O Prêmio Maria Eugênia Franco, para curadores de exposição, foi dado para Maria José Justino e Arthur Freitas pela mostra “O Estado da Arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná -1979-2010”, também exibida no Museu Oscar Niemeyer.
Os prêmios vão ser entregues no dia 24 de maio, no SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Maristela Requião disse que “sente muito orgulho” pela premiação, já que é a primeira vez que o Paraná ganha esses prêmios da ABCA. “O MON tem apenas sete anos de existência, e quando é avaliado entre os mais antigos museus de arte do Brasil, consegue um destaque tão magnífico assim. E isso deve elevar o amor-próprio dos paranaenses”, disse ela.
Maristela afirmou que todo o trabalho desenvolvido no MON tinha como objetivo chegar a isso: a melhor programação de um museu de artes visuais do Brasil, o que a ABCA reconhece agora.
A ex-diretora do MON disse ainda que o sonho de descentralizar as manifestações culturais do eixo Rio –São Paulo tornou-se realidade.
“Se alguém levar em conta o peso, a história, a tradição e a qualidade dos acervos dos museus paulistas e cariocas, como o MASP e o MAN, o prêmio que o Museu Oscar Niemeyer recebeu me deixa emocionadíssima e realizada. Hoje, as artes plásticas do Brasil tem mais uma casa, mais uma referência, nacional e internacional, o nosso MON”, afirma.
EU, CENSURADO?
PUBLIQUEM MEU COMENTÁRIO A RESPEITO DESSA SENHÔRA MUI ACULTURADA, SENÃO VOU PENTELHAR ESSE BLOG ATÉ PUBLICAREM O QUE ESCREVI, EIS QUE NÃO HAVIA OFENSAS A ESSA SENHÔRA, MAS SIM SOMENTE A VERDADE, A QUEM A IMPRENSA FALADA, ESCRITA, IRRADIADA E TELEVISIONADA DEVE ESTAR A SERVIÇO.
Caro Perci, tomei a liberdade de editar o final do seu comentário por entender que não podemos publicar uma informação que não temos como provar.
Ronildo Pimentel
Editor
PREZADO RONILDO, AGRADEÇO PELA CONSIDERAÇÃO E ENTENDO A SUA PREOCUPAÇÃO.
PORÉM, O QUE COMENTEI É DO CONHECIMENTO PÚBLICO, A MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO ESTÁ PUBLICADO NA REVISTA VEJA, ÉPOCA, ISTO É E NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PARANÁ E DO BRASIL. TENHO-OS ARQUIVADO.
UM ABRAÇO, PERCI
Será isso verdade?. Achei que a censura estivesse plantada só no outro BLOG. Custo acreditar que neste a opiniao tem de ser revisada para ser publicada. Nao nos cerceie, pois acreditamos tanto em vocês, como o canal principal de nossas interacoes. Emitindo opinioes, dando pitacos, recalques de frustrados escribas, etc…