Arquivos

Categorias

Programa RecriaVerde recebe apoio da sociedade organizada de Foz do Iguaçu

Imagem 090

Bastante movimentada a reunião de apresentação do Programa RecriaVerde, idealizado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Zé Carlos (PMN). O evento, nesta sexta-feira (8), teve participação de representantes de diversos setores da sociedade civil organizada e de autoridades do município.

O encontro é resultado de um requerimento de Zé Carlos, aprovado por unanimidade pelos vereadores na última quinta-feira (7). O vereador agora espera o retorno do prefeito Reni Pereira (PSB), para discutir a possibilidade de implementação do programa na cidade.

“O prefeito Reni confirmou o interesse em implantar o programa o mais rápido possível, pois atende a política de responsabilidade social, além de gerar renda para os agentes ambientais (recicladores), assim como fomentar a cadeia produtiva dos nossos pequenos agricultores e, por extensão, complementar a cesta básica de nossas famílias”, disse Zé Carlos.

A discussão foi pautada pela necessidade de conscientizar a população sobre a importância do lixo e criar mecanismos que propulsionem ações sustentáveis no município. O assistente do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joel de Lima, destacou o interesse da empresa em apoiar o Programa, uma vez que a Itaipu tem envolvimento com diversos projetos voltados à sustentabilidade.

Participaram também do debate alguns Vereadores: Anice (PT), Marino Garcia (PDT), Paulo César Queiroz – Coquinho (PTN), Fernando Duso (PT) que, em consonância com a população presente, apontaram para questão socioeconômica e ambiental. Estavam ainda na mesa, o secretário de Agricultura – João Matkievicz, Claudemir Gomes (Arafoz), Pedro Lakus (Sindicato Rural) e Pedro Tonelli (Itaipu/Meio Ambiente).

Após a apresentação e considerações da mesa, o presidente Zé Carlos abriu espaço para a comunidade se manifestar: Luiz Carlos Santos (Amopar), Pedro Vidal (líder comunitário), Flávio Monteiro (Diretor da empresa Preciza/São Paulo), José Maciel (representante dos caminhoneiros), Gilberto Ivan dos Santos ( Movimento Salvando Vidas) e Alceu Moreira ( líder comunitário). Todos apontaram suas expectativas em relação ao programa, salientando a importância socioambiental do programa.

PROJETO
O programa ‘RecriaVerde’ envolve a coleta de materiais recicláveis (papel, vidro, metal, plásticos) com a troca de frutas e verduras, até chegar às associações de catadores de Foz do Iguaçu, que dá a destinação correta desses ‘descartáveis’, fomentando renda para a categoria.

Desta forma, dois quilos de material reciclável são trocados por um quilo de alimento (verduras, legumes e frutas), provenientes dos pequenos agricultores locais.

A proposta é que seja desenvolvido nos mesmos moldes da cidade de Ponta Grossa, que em número de habitantes – cerca de 310 mil – possibilita servir de parâmetro para Foz do Iguaçu – que conta com cerca de 260 mil habitantes. Na cidade de referência, existem em torno de 130 pontos de troca e a Prefeitura tem um papel ativo, colocando em prática o Programa, subsidiando os pequenos agricultores e encaminhado o material reciclável para as cooperativas de catadores que, por sua vez, vendem os materiais. Desde a implantação do programa a renda dos catadores triplicou. No ano de 2012, segundo dados da prefeitura de Ponta Grossa, 111 mil trocas/mil foram realizadas .