Turma de Valor, jogo desenvolvido pelo psicólogo paranaense Celso Garcia, foi selecionado para o programa “Capacidades”, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Metodologia vai ser aplicada em escolas públicas dos municípios-pilotos e pode ser adotado em todo país.
Agosto, 2011. Foi confirmado, em reunião com prefeitos de quatro municípios e representantes do PNUD e CNM, em Brasília, o convênio dos programas “Capacidades” e Turma de Valor, do psicólogo paranaense Celso Garcia. O jogo de computador e a metodologia foram cedidos pelo período de um ano para uso em escolas de Abaetetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG). São cidades que passaram por um processo de avaliação de necessidades e foram selecionadas como “pilotos” para o programa da ONU, entre outros fatores, pelos baixos Índices de Desenvolvimento Humano.
O programa “Capacidades”, uma parceria do PNUD e CNM, pretende impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas cidades brasileiras através de redes de conhecimento e expertise, que prestem apoio metodológico aos municípios e estados. O jogo Turma de Valor foi selecionado como ferramenta de desenvolvimento humano, através da transmissão de valores universais para os estudantes do ensino básico.
A agenda de implantação está sendo fechada e vai contemplar a seleção das escolas que vão adotar o jogo, a formação dos técnicos de suporte nas Secretarias de Educação das cidades e palestras de sensibilização para professores, auxiliares, estudantes e famílias sobre a ferramenta.
Sobre o Turma de Valor
É um jogo de computador, em formato de histórias em quadrinhos, que aborda valores como honestidade, respeito, responsabilidade, organização e determinação. O programa simula situações do dia a dia das crianças do ensino fundamental (9 a 11 anos de idade) e é jogado ao longo de oito semanas, com o objetivo de aumentar a capacidade de reflexão das crianças.
As histórias em quadrinhos contextualizam “situações-problema” (quatro para cada valor) nas quais as crianças devem fazer escolhas, e dessa forma, mudarem o destino dos personagens escolhidos no início do jogo. A proposta vai além do jogo, porque prevê discussões com colegas e com os professores sobre as decisões e seus desdobramentos. Para saber mais: www.turmadevalor.com.br.
O piloto do programa Turma de Valor foi feito nas escolas da rede municipal de Araucária (PR), em 2010. Na primeira fase, 350 crianças foram atendidas. Depois de apresentados os resultados iniciais, outras 24 escolas aderiram voluntariamente ao projeto. Outra cidade do Paraná que também adotou o jogo foi a Lapa. Hoje já são 3 mil crianças atendidas. Em Curitiba, a aplicação do Turma de Valor está em estudo.
Sobre o Programa Capacidades
Esse programa da ONU e CNM foi criado em 2008 para fortalecer as capacidades institucionais de implementação de políticas públicas e programas de desenvolvimento das cidades. A intenção é capacitar agentes das prefeituras, ONGs e instituições da iniciativa privada com experiências, conhecimentos e novas ferramentas, para que os municípios alcancem melhores níveis de desenvolvimento econômico e social.
O projeto, que está sendo desenvolvido nas quatro cidades-piloto, vai ser concluído até o fim de 2011. Os recursos disponibilizados pelo PNUD são de US$ 1,8 milhão.
Deixe um comentário