O programa Oeste em Desenvolvimento foi apresentado nesta terça-feira (6/7), em Curitiba, a deputados estaduais do Paraná, como ferramenta para alavancar o processo de crescimento econômico da região. Os deputados assistiram vídeo institucional sobre o programa, criado há dois anos por meio de parceria entre entidades como Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Caciopar, Itaipu Binacional, PTI e Sebrae. Além dos deputados, a iniciativa ganhou a adesão de outras entidades de peso, como Fiep e Ocepar.
A reunião com a presença do presidente da Alep, Ademar Traiano, além de deputados da bancada oestina, como José Carlos Schiavinato, Ademir Bier, Élio Rusch, Professor Lemos e Chico Brasileiro, além do deputado Artagão Junior. Também estiveram presentes Julio Dagostini, do Sebrae, Herlon Almeida, assessor da Itaipu, Jaime Nascimento, também da Itaipu,Jonei Nazario, do PTI e outros.
Segundo Costenaro, o programa não possui intuito político-partidário e prevê uma grande sinergia de forças em favor do desenvolvimento local. “O Oeste é uma das potências do Brasil, possui cinco das principais cooperativas do país e situa-se entre as melhores cidades para se investir. Além disso, é no Oeste onde estão situadas as Cataratas do Iguaçu, que recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano e que constitui o terceiro maior destino turístico do Brasil”
“Somos um polo educacional, energético, econômico, de agronegócio e logístico. Precisamos expandir ainda mais este potencial e fazer com que ele seja revertido em benefícios à população”, disse o prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Amarildo Rigolin. De acordo com o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Marcel Miceletto, a sinergia de forças entre as entidades parceiras é o grande diferencial. “São excelentes as perspectivas para o futuro. O Oeste tem potencial para ir além, se destacando no competitivo mercado global”, disse. “O programa pensa no desenvolvimento endógeno, ou seja, de dentro para fora, fortalecendo cadeias produtivas propulsivas e trazendo dinheiro novo para a nossa região”, disse Costenaro.
Deixe um comentário