Arquivos

Categorias

Professores de Foz suspendem greve

professores foz

do Correspondente da Tríplice Fronteira

Após seis dias de embate, Prefeitura de Foz do Iguaçu e professores da Rede Municipal de Ensino chegaram a um consenso, colocando fim a paralisação da categoria. A proposta apresentada pelo prefeito Reni Pereira foi votada na manhã desta quinta feira (26), após reunião, realizada na noite anterior. As aulas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e do 1º ao 5º ano, devem voltar nesta sexta-feira, 27.

As alterações no plano de cargos e salários (Lei 4.245/2014), que ainda precisam passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, serão implantadas em 120 dias. O não cumprimento do acordo dentro desse prazo pode provocar uma nova paralisação. A administração de Reni Pereira, a exemplo de outros municípios, vem enfrentando sérias dificuldades financeiras. O consenso com os professores demandará redução nas despesas, diante do índice prudencial da folha de pagamento.

Durante a paralisação, o fantasma da sobrecarga na folha e no fundo de pensão dos servidores (Fozprevi), assombrou o funcionalismo. A equipe de Reni Pereira estudou, exaustivamente, todos os itens reivindicados, para que a decisão final não comprometesse as demais categorias.

De acordo com a secretária de Educação do município, Lisiane Sosa, o acordo só foi possível, graças à habilidade da equipe.

A secretária ressaltou que o prefeito se manteve irredutível na decisão de atender as reivindicações. ‘Durante esses seis dias, técnicos de finanças da administração se desdobraram para chegar a um termo, O prefeito Reni Pereira, em nenhum momento, quis trabalhar com a possibilidade de não atender nossos professores. E isso representou um grande esforço de todos. Faremos os ajustes necessários nas despesas e dentro do prazo estipulado, implantaremos o plano.

Calendário escolar – Com a interrupção do ano letivo, devido à greve, a Secretaria Municipal de Educação começa a elaborar uma planilha de reposição de conteúdo. O assunto, ainda segundo Lisiane Sosa, será discutido, imediatamente, com professores e representantes de pais e alunos, para que até o fim desse semestre, consigam recompor o calendário escolar.

Foz do Iguaçu tem 26 mil alunos distribuídos em 51 escolas de 1º ao 5º ano e 33 CMEI’s. Desses, cerca de 90% ficaram sem aulas, desde o dia 19. A paralisação foi anunciada durante o carnaval, após professores da rede estadual se levantar contra um pacote de redução de despesas, apresentado pelo governo de Beto Richa, na Assembléia Legislativa do Paraná. O fim da greve coincidiu com o anúncio feito pelo governador, de atender as reivindicações da pasta, na esfera estadual.

Foto: Rádio Cutura