da CBN Foz
No último dia do prazo para a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, visando a adaptação do ordenamento ambiental à atividade turística hoje existente, uma solução paliativa foi anunciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade.
A novidade foi confirmada, no fim da tarde desta quinta-feira (28), pelo deputado federal Sérgio Paulo de Oliveira (Professor Sérgio), de Foz do Iguaçu.
“Asseguramos mais pelo menos um ano de abertura do Parque Nacional do Iguaçu. Agora, temos um tempo adequado para encontrar uma solução definitiva para a questão”, escreveu o parlamentar em seu perfil pessoal na rede social Facebook.
Participaram da reunião Roberto Ricardo Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes; Carlos Vítor Bezerra, Procurador Federal e chefe da Assessoria Jurídica; e Tânia Souza, chefe da Assessoria Parlamentar.
O novo acordo, com validade de um ano, tem como objetivo a realização de estudos para a definição de um modelo definitivo de transporte turístico na estrada de cerca de 12 quilômetros, que corta o parque na região das Cataratas do Iguaçu e dá acesso ao hotel e às demais instalações existentes no interior da área protegida.
Em reunião com representantes do setor turístico, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, havia demonstrado preocupação com a possibilidade de proibição do acesso de veículos de turismo, táxis e vans no trecho interno da BR-469. Sem o transporte privativo, o único sistema disponível seria o oferecido pela concessionária Cataratas SA.
Deixe um comentário