“Professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro”. A frase, para quem não sabe, é do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT) para ser o novo ministro da Educação e foi cunhada certa vez ao mandar um recado amargo os professores da rede cearense de ensino público, que estavam em greve.
Para ele, quem desenvolve atividade pública deveria colocar o amor pelo que faz na frente do retorno financeiro. “Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro”, disse Cid na época. “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”, afirmara.
Na ocasião, o Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc) disse que o governo do Ceará não cumpria a Lei Federal do Piso e o plano de cargos e carreiras dos professores. A categoria queria a aplicação do piso para os profissionais de nível médio, graduados e pós-graduados.
Trabalhar por amor é o que se deve fazer em qualquer profissão, agora ser bem remunerado pelo trabalho que executa é um direito.
Agora políticos como Cid Gomes são um caso a parte, esses sim trabalham por amor, amor ao dinheiro!