Arquivos

Categorias

Primeira usina solar flutuante do Sul do Brasil é inaugurada no Paraná

Primeira usina solar flutuante do Sul do Brasil é inaugurada no Paraná O centro de ciência e tecnologia Lactec e a empresa de energia Elejor, controlada pela Copel, inauguraram no Paraná a primeira usina solar flutuante da Região Sul.

O centro de ciência e tecnologia Lactec e a empresa de energia Elejor, controlada pela Copel, inauguraram no Paraná a primeira usina solar flutuante da Região Sul.

A estrutura, desenvolvida por meio de um projeto que integra o Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi instalada no reservatório da Usina Hidrelétrica Santa Clara, entre os municípios de Candói e Pinhão, no Sudoeste do Paraná. A energia gerada ali é usada pela própria hidrelétrica.

Anúncios

Chamada de Ilha Solar Flutuante, ela conta com 276 módulos fotovoltaicos, instalados sobre uma estrutura metálica flutuante que ocupa uma área de 1,1 mil metros quadrados. A estrutura está ancorada a aproximadamente 250 metros da margem da represa. A potência instalada é de 100,7 quilowatts-pico (kWp).

Leia mais em Gazeta do Povo

Anúncios