Arquivos

Categorias

Primeira onça nascida em Refúgio de Itaipu é levada para acasalamento em Goiás

Médico veterinário e biólogo fizeram o transporte da onça Cacau até o criadouro mantido pela ONG Instituto NEX

Depois de percorrer mais de 1.500 quilômetros, numa viagem terrestre com duração de 30 horas, a Cacau, primeira onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista da usina de Itaipu, chegou na última quarta-feira (12) ao recinto da organização não governamental Instituto NEX, que mantém um abrigo de onças em Corumbá de Goiás (entorno do Distrito Federal).

Cacau foi levada para uma tentativa  namoro e acasalamento com Oxóssi, uma onça-pintada melânica como ela. Depois de uma temporada no Distrito Federal, Cacau seguirá para seu destino final, o Zoológico Municipal de Curitiba, onde está sendo construído um recinto especial para receber a nova moradora até o final do ano.

A tentativa de reprodução faz parte do Programa Nacional de Manejo Ex Situ da Onça-Pintada, coordenado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente.

Inicialmente, Cacau, que tem 6 anos e pesa 79 quilos, faria a viagem de avião, mas não havia tamanho adequado de caixa para o transporte em aeronave. A viagem foi acompanhada pelo médico veterinário Pedro Henrique Ferreira Telles e o biólogo Marcos José de Oliveira, ambos da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu.

Os dois empregados de Itaipu se dividiram nas tarefas de dirigir a caminhonete e oferecer os cuidados básicos com a onça, para quem foi preparada uma cama de feno, para tornar a viagem o mais confortável possível.

A saída de Foz do Iguaçu foi às 4h de terça-feira (11) e a chegada ao criadouro conservacionista foi às 10h da quarta-feira (12). Por questão de segurança e comodidade, houve uma pausa para dormir, da qual Cacau também usufruiu.

Fonte: Cabeza News / Fotos: Marcos de Oliveira/Itaipu Binacional