A presidente da Organização Mundial da Familia, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que zela pela família, Deize Kustra fez um reconhecimento público à governadora do Paraná Cida Borghetti pelo trabalho prestado. “Em nome de todas as famílias do mundo, a Organização Mundial da Familia reconhece a governadora Cida Borghetti como amiga das crianças”, disse durante a chegada dos primeiros contêineres com as peças pré-moldadas para início da construção do Hospital da Crianças de Maringá (Noroeste).
“A participação da governada foi fundamental para que o Hospital da Criança se tornasse realidade. A sensibilidade dela com a área fez e faz toda a diferença”, destacou.
O Hospital da Criança de Maringá terá 160 leitos e oferecerá 21 especialidades, entre elas oncologia, ortopedia, cardiologia, gastroenterologia e endocrinologia e contará também com um centro de pesquisas em doenças raras. A estimativa é que o Hospital beneficie cerca de 3 milhões de pessoas e esteja pronto em no máximo dois anos.
De acordo com a presidente da OMF, a trajetória política de Cida é referência internacional no cuidado com as crianças. “A governadora é exemplo de dedicação e competência”, afirmou.
Ela ressaltou a participação da governadora para a aprovação da Lei da Primeira Infância, a lei mais avançada do mundo que garante políticas públicas às crianças de zero a seis anos e os avanços no Paraná durante a gestão de Cida à frente do Governo do Estado. “Cida Borghetti foi relatora da comissão federal que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, lei que hoje define muitas diretrizes internacionais”, lembrou.
No Paraná, Cida Borghetti ampliou o teste do pezinho de seis para 11 doenças raras indentificáveis. O teste é feito em parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe).O investimento do Governo do Estado neste projeto é de R$ 1,2 milhão. Hoje, 100% das crianças nascidas no Paraná fazem o teste é mais de 15 mil exames são feitos na Fepe todos os meses (rede pública e privada).
A governadora também criou o programa pioneiro de atenção às pessoas com autismo, para apoiar as pessoas diagnosticadas com o transtorno e suas famílias.
Deixe um comentário