Arquivos

Categorias

Presidente da CNI é preso em investigação sobre corrupção do Sistema S

 

Robson de Andrade está na presidência da entidade desde 2010 e foi reeleito no ano passado. Ele é um dos 10 alvos de mandados de prisão temporária

O presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI), Robson Braga de Andrade, é um dos 10 alvos de mandados de prisão temporária que estão sendo cumpridos pela Operação Fantoche, deflagrada na manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Federal. Todos são acusados de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

A ação investiga fraudes em contratos entre as empresas do Sistema S com o Ministério do Turismo. De acordo com a PF, uma empresa mantida pelo mesmo grupo familiar fraudou contratos firmados com as empresas do grupo e o ministério. A maior parte dos contratos irregulares estão voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados e/ou com inexecução parcial.

Os recursos eram desviados posteriormente para a empresa de direito privado sem fins lucrativos. Robson assumiu a presidência da CNI em 2010, sendo reeleito em 2014 e 2018. O mandato dele a frente da entidade tem validade até 2022. Ele foi um dos primeiros a ser preso pelas equipes policiais.

Robson também foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Engenheiro mecânico, ele também preside a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, sediada em Minas Gerais.

Lista de presos:
Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, Júlio Ricardo Rodrigues, Ina Vieira da Silva, Luiz Antônio Gomes Vieira, Pedro Costa Cruz, Robson Andrade, José Carlos Lima de Andrade, Francisco de Assis, Ricardo Essinguer, Jorge Tavares.

link da matéria
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/02/19/interna_politica,738390/presidente-da-cni-e-preso-em-investigacao-sobre-corrupcao-do-sistema-s.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push