Arquivos

Categorias

Prefeitura assina contrato para gestão do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

hospital municipal

do G1

A prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, assinou um contrato de transição válido por 60 dias para que a organização social Pró-Saúde continue administrando o Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O acordo emergencial válido a partir desta quinta-feira (18) teve a aprovação do promotor Marcos Cristiano Andrade, autor da ação que questiona o contrato de gestão do hospital firmado em 2010.

A decisão foi tomada no fim da tarde de quarta-feira (17) em reunião entre o prefeito Reni Pereira e representantes do Ministério Público. A decisão foi recebida com alívio pelos trabalhadores que desde o início da semana vinham protestando em busca de respostas para o impasse. Durante o novo prazo será realizado um processo seletivo para a contratação definitiva de servidores.

No mesmo período, uma equipe da Secretaria Municipal e da Pró-Saúde deve elaborar um projeto para a administração do hospital por uma fundação privada com recursos públicos. “Neste tempo também será verificada a questão dos equipamentos que vinham sendo usados, alguns comprados com recursos públicos e outros da própria administradora”, comentou o promotor.

Questionado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Foz do Iguaçu, o modelo adotado pelo ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi é considerado impróprio. Segundo o promotor áreas como a saúde pública não podem ser administradas por organizações privadas. O contrato com a Pró-Saúde terminaria nesta quinta.

Referência em atendimento
Referência regional no atendimento de traumas e de urgências e emergências, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu conta com 152 leitos e em 2012 realizou mais de 6 mil cirurgias, cerca de metade delas eletivas, sem caráter de urgência.

Foto: Roger Meireles