A Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (09), como será a operação para os desfiles dos 102 anos de emancipação de Foz do Iguaçu, que serão comemorados nesta sexta-feira (10). Serão interditados, a partir das 6h, diversos acessos à Avenida Paraná, no trecho onde serão concentrados os atos.
O Foztrans e a Guarda Municipal irão fechar alguns acessos onde os participantes se concentrarão antes do desfile e irão organizar a ordem em que entrarão na avenida.
Serão interditados os seguintes trechos: entre a avenida República Argentina e o retorno do viaduto da avenida Paraná; A avenida Duque de Caxias, entre a avenida JK e avenida Paraná. Essas vias serão liberadas à medida que os militares e civis se apresentarem no desfile, que começará às 9 horas. O palanque das autoridades e as arquibancadas para o público estarão montados entre a avenida República Argentina e a Duque de Caxias.
O trecho da avenida Paraná, próximo ao viaduto, será reservado para a concentração dos militares, que desfilarão a pé e motorizado. Já os estudantes estarão concentrados na avenida Duque de Caxias. Apesar da previsão de frio estão confirmadas as participações no desfile de mais de 50 entidades entre civis e militares. Esse evento é uma das formas populares de homenagem ao aniversário de Foz. A população está convidada a participar das comemorações dos 102 anos da cidade prestigiando o desfile.
A ordem de apresentação está assim definida. A guarda Mirim abrirá o desfile da ala civil, seguido da ACDD, Ordem Demoley, Assembleia Luz das Águas/Ordem Arco Íris, Secretaria de Assistência Social e os participantes do Centro de Convivência do Idoso, Provopar, Clube dos Desbravadores e os grupos de escoteiros Guairacá, Cataratas, Líbano-Brasileiro, Três Fronteiras e Pedra que Canta. Na sequência será a vez a Secretaria Municipal da Educação que com a participação de cinco escolas municipais e 18 centros municipais de educação infantil – CMEIs, serão divididos em 14 alas tendo como tema “As Olimpíadas”. Caracterizados eles vão contar a história das olimpíadas, desde a sua origem na antiguidade até a era moderna. Também prestarão homenagens a passagem da Tocha Olímpica pela nossa cidade e aos atletas “prata da casa”, já que o Rio de Janeiro é a sede da edição das disputas este ano.
Entre os colégios particulares estão: São José , Caesp, Dinâmica, e San Blás, de Ciudad Del Este. Tem também o IFPR, Associação Iguaçuense de Artes Marciais, Icli – Projeto Velejar é Preciso, Associação Brasileira de Hap.Ki.Do, Acorrefoz, Instituto Mhe Hua de Sipalki -Do e CTG Charrua.
Na sequência entrarão os militares desfilarão em dois blocos a pé e mecanizado. A ordem de apresentação será: Banda de música do 34º. BIMTZ, Estado Maior Integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. BIMTZ, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 14º. Batalhão da PM. Na parte motorizada desfilarão ainda a Capitânia Fluvial do Paraná, 34º. BIMTZ, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Foztrans e Samu, Polícia Federal.
Os motorizados civis vão reunir representantes do Catarautos, Provopar,Secretaria da Agricultura, Equipe Foz 4 x 4, Iguautos, moto clube Quatis Cataratas, Cães sem Fronteira, Dragões da Fronteira e Barraqueiros do Asfalto. Fechando o desfile tem ainda Coopertaxi e CTG Estância Crioula.
Deixe um comentário