Arquivos

Categorias

Prefeitura e ONGS limpam Bairro Novo de pichações

As Secretarias Municipais de Defesa Social e Educação se uniram no projeto “Atitude do Bem” na tentativa de reduzir os altos índices de pichações no Sítio Cercado e recuperar os espaços públicos danificados na região. A partir de parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs), estão sendo promovidas ações educativas em escolas municipais da região e repassadas noções de grafitagem para os alunos.

Números da Guarda Municipal revelam que, em 2010, o Sítio Cercado, com 41 ocorrências, foi o segundo bairro mais atacado pelos pichadores, atrás apenas no Centro, com 90 ocorrências.

“A alternativa que temos é apostar na educação das crianças. Está claro que esta é a forma mais eficaz de educarmos a população e reduzirmos as ocorrências”, explica o secretário de Defesa Social, Nazir Chain.

Durante esta semana, entre 4 e 8 de julho, o Teatro de Fantoches da Guarda está fazendo apresentações nas Escolas Paulo Esmanhoto, Paulo Freire e Rejane Sachette e repassando noções de cidadania para os alunos. Também estão sendo distribuídas revistinhas com o tema pichação elaboradas pela Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil.

No próximo dia 9, começa o curso de grafitagem, com o grafiteiro Claudinei Silvestre Pereira da ONG AFASO. “Moro na região e resolvi ajudar. Vamos fazer o grafite nos muros dos equipamentos municipais participantes do projeto.

Foi escolhido como tema a história do Bairro Novo e a proposta é grafitar uma parte da história em cada um destes equipamentos com base em fotos antigas”, explica Claudinei.

Também estão envolvidas no projeto as Secretarias do Governo Municipal, da Saúde, do Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação da Ação Social e Museu de Periferia do Sítio Cercado.