Santa Terezinha de Itaipu é pioneira na região Oeste a implantar o projeto de melhorias sanitárias domiciliares que já faz parte da realidade de mais de 50 famílias que residem no bairro Santa Mônica.
A previsão é que até o final do ano, outras 83 famílias dos bairros Planalto e Parque dos Estados também serão contempladas com as melhorias sanitárias, fruto do convênio firmado entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O projeto de melhorias sanitárias domiciliares de STI foi escolhido pela Funasa que oferece as cidades de todo o País a oportunidade de inscrever projetos por meio do Programa de Resíduos Sólidos. Nesse projeto das melhorias sanitárias o investimento é de R$ 554 mil reais, sendo meio milhão de reais, recurso da Fundação Nacional de Saúde com contrapartida da prefeitura.
Desde a primeira gestão do prefeito Claudio Eberhard, todos os anos, a prefeitura tem sido escolhida pela Funasa, para a execução de projetos voltados as áreas ambiental e de saúde, levando mais dignidade e qualidade de vida aos itaipuenses.
As famílias que tinham banheiros desativados ou danificados pelo tempo de uso foram contempladas com a construção de módulos sanitários e ligação de esgoto. A triagem das famílias em situação de vulnerabilidade social foi realizada pela Funasa, com base no cadastro único que o Município dispõe com a relação dos inscritos nos programas sociais.
“A construção do novo sanitário trouxe conforto a nossa família. Posso dizer com toda certeza que essa é uma ação maravilhosa e que veio em boa hora. Se não fosse o projeto, não teríamos condições de construir um banheiro”, comemora Paloma dos Santos, a primeira moradora atendida pelo projeto.
“Esse projeto é uma conquista das nossas famílias Trata-se de uma questão de saúde pública em que a Administração Municipal vem investindo no sentido de desenvolver programas voltados a garantir uma vida digna a todos os cidadãos”, frisou o prefeito Claudio Eberhard.
Deixe um comentário