A Prefeitura de Piraquara, em parceria com o governo do estado e com a Cohapar entregaram nesta segunda-feira o primeiro lote de residências do Conjunto Madre Teresa de Calcutá, no Guarituba.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Gabriel Jorge Samaha (Gabão), do governador do estado, Beto Richa, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, do diretor de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Antônio Borges dos Reis, além de autoridades da Copel, da Sanepar, da Caixa Econômica Federal , deputados federais e estaduais e vereadores de Piraquara.Neste primeiro lote foram entregues 212 casas, que só puderam ser construídas depois de um trabalho de mobilização, iniciado em 2005, feito pela Prefeitura de Piraquara, pelo governo do estado e por órgãos parceiros. Esta mobilização pedia ao Ministério Público que liberasse a área para receber melhorias na infraestrutura e possibilitando a regularização das mais de 10 mil famílias que já habitavam o bairro. Para o prefeito Gabão, a entrega é a realização de um sonho, que levou tempo, mas que foi alcançado.
“Nós estamos começando a colher os frutos mais significativos, além de asfalto e infraestrutura, agora, coma entrega destas casas. Sem dúvida este sonho foi sonhado por bastante gente, e agora alcançamos”, comemorou Gabão.
Os contemplados
Os primeiros moradores a receberem as chaves da nova casa foram Vilma Miranda e Adriano Fonseca Ramos. Uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica proporcionou aos moradores receberem a nova casa já com lâmpadas, recuperadores de energia e ainda com uma geladeira. As famílias que irão receber os imóveis foram selecionadas por meio de um sorteio, entre todas as que estavam cadastradas na Cohapar. Para Sandra Mara Pereira, que tem dois filhos e foi contemplada nesta primeira fase, receber a casa é algo inexplicável.
“Não tem explicação, é um sonho que se realizou por que a prefeitura lutou por nós. Ninguém nunca pensou em nós deste jeito, eu moro aqui há 27 anos e nunca se viu nada parecido com o que está sendo feito agora pelo prefeito”, lembrou Sandra, emocionada por receber uma das casas. Já para a dona Francisca Socorro dos Santos, o sonho vai se realizar por meio da filha, Artemis Elisabete dos Santos Costa, que irá receber a casa na terceira etapa.
“Quando o projeto começou ela ainda morava comigo, a prefeitura foi na minha casa e eu comecei a sonhar com este dia. Depois ela casou, e agora nós fomos contempladas, e eu me emociono, por que mesmo que tenha demorado, foi um sonho que a gente viu virar realidade”, disse dona Francisca, entre lágrimas.
A manifestação
Alguns moradores do guarituba se manifestaram contra a entrega das casas. A dona Francisca comentou a respeito destas manifestações, que aconteceram durante o evento. “Muita gente não sabe agradecer, a casa pode ser pequena para alguns, mas ela pode ser aumentada, receber uma casa desta hoje é uma bênção, não é pra protestar, e sim agradecer” ressaltou Francisca.
Alguns moradores fizeram manifestações a respeito do tamanho das casas que estão sendo entregues, pois pode parecer insuficiente para algumas famílias. Sobre o assunto o prefeito Gabão lembra que, em 2005, quando a mobilização se iniciou, todos os moradores estavam cientes de que as casas teriam um tamanho padrão. Hoje com o projeto quase concluído não há possibilidade de mudança no tamanho das residências.
Fonte: Assessoria Prefeitura Piraquara
Deixe um comentário