A Prefeitura de Palmas realizou, nesta quarta-feira (26), a primeira licitação transmitida ao vivo pela internet. A iniciativa, organizada pelo Departamento de Licitação e Divisão de Informática, atende uma determinação do prefeito Dr. Kosmos Nicolaou para garantir mais transparência na gestão dos recursos públicos.
A primeira licitação online, para compra de pedra, brita e assemelhados, está prevista na Lei Municipal 2468/2017, idealizada pelo vereador Paulo Bannake e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Segundo o diretor do Departamento de Licitação, Cesar Honaiser, após a aquisição de todo o equipamento, as transmissões se tornarão rotineiras.
Ainda de acordo com Honaiser, a possibilidade de todo o processo estar disponível na internet, torna mais seguro o trabalho dos funcionários e dos fornecedores. “Este primeiro teste superou as expectativas, queremos que nosso trabalho seja mais acessível e transparente”, disse.
E completou: “Além disso, os funcionários e fornecedores estão mais seguros, pois tudo estará sendo gravado”. A gravação, feita em 3D, permite à população acompanhar a qualquer momento, todos os detalhes do ato. “Os vídeos ficarão disponíveis no canal da prefeitura no YouTube”, frisou.
De acordo com o vereador Paulo Bannake, quando se trata de recursos, públicos ainda existe dúvidas sobre a legalidade dos acontecimentos. “Quando formulamos este projeto, tínhamos o objetivo de deixar o trabalho da Prefeitura e da Câmara mais transparente e acessível para todos, assim, não haverá dúvidas de como o dinheiro público esta sendo usado”.
Deixe um comentário