Arquivos

Categorias

Prefeitura de Londrina vai contratar 72 médicos de forma emergencial

Londrina tem um caso confirmado do novo coronavírus. Comitê de crise foi criado para gerenciar respostas à emergência de saúde.

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, vai contratar 72 médicos de forma emergencial para ajudar no atendimento a pacientes que possam ser infectados pelo coronavírus. A medida faz parte de um decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinatti (PP). Londrina tem um caso confirmado de covid-19. As informações são do G1.

Além da contratação de profissionais que vão prestar assistência aos doentes, o município também vai comprar equipamentos que ficarão em unidades básicas e pronto atendimentos.

O município também informou que reforçou a quantidade de equipamentos de proteção que serão disponibilizados aos trabalhadores da saúde e vai distribuir álcool em gel nos postos de saúde.

Foi instituído o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) para gerenciar respostas à emergência. O Coesp será integrado por dois representantes de cada instituição hospitalar da cidade.

Os estabelecimentos comerciais são obrigados a disponibilizar equipamentos com álcool em gel em suas dependências, orientar para que seja mantida a distância mínima de um metro entre as pessoas, bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas.

A venda de álcool em gel será limitada a no máximo 500 gramas por pessoa. A venda será controlada mediante apresentação do CPF.

Também foi instituída a suspensão de visitas a asilo, limitando o acesso de visitantes a uma vez por semana, suspensão das atividades dos Centro de Convivência dos Idosos, suspensão das atividades dos grupos de idosos do Núcleo de Atenção à Saúde da Família, restrição de visitas hospitalares a 15 minutos diários para os casos que não tiverem acompanhantes, conforme limitação legal, suspensão de cirurgias eletivas a partir de sexta-feira (20) e redução da oferta de consultas eletivas pelo SUS.

A prefeitura também deve criar uma canal de comunicação para orientações, denominado “Disque Coronavírus”.

Os medicamentos serão fornecidos pelas farmácias municipais por até 90 dias.

O município também deve propor alterações no horário de funcionamento do comércio, indústrias e outros estabelecimentos para evitar os picos no transporte público.

Ficará limitado a aglomeração de mais de 50 pessoas em qualquer lugar, inclusive em velórios.

Bares, lanchonetes, restaurantes, restaurante popular e outros estabelecimentos de alimentação só poderão atender 50% da capacidade.

Foram suspensas o início de férias, a concessão de licenças e a compensação de bancos de horas dos servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Defesa Social.