O prefeito Reni Pereira anunciou nesta quarta-feira (26) a prorrogação, por mais dois meses, do contrato para manter na ativa a equipe de agentes de endemias de Foz do Iguaçu. São 105 profissionais contratados através de uma empresa terceirizada.
A renovação do contrato, que é de 180 dias e termina no final deste mês, será em caráter emergencial, informa o secretário de Saúde, Charles Bortolo.
O Ministério da Saúde recomenda que os municípios tenham um agente de endemia para cada 800 residências, assim eles podem manter a média diária de 30 visitas.
“Nós não temos uma equipe suficiente para manter esse atendimento”, explica o secretário. Bortolo ressalta que, como o contrato será apenas renovado, os agentes já foram capacitados e possuem todo o material necessário para o trabalho, evitando alguns custos ao município.
Os agentes terceirizados trabalham em parceria com os 93 agentes que já atuam no Centro de Controle de Zoonoses. Ao todo a equipe totaliza 198 profissionais. A principal área de atuação dos agentes de endemia são as ações de combate à dengue, que incluem visitas aos domicílios, identificação e exterminação de focos, além da prestação de orientação à população.
Bortolo explica que durante o período de atuação dos agentes, a prefeitura irá avaliar uma maneira de solucionar o problema de falta de efetivo definitivamente. “Nós vamos ter que ver de que forma legal isso poderá ser feito”, explica. Segundo ele, atualmente 53% do orçamento do município é destinado ao pagamento dos serviços, e é necessário verificar a viabilidade do concurso público. As possíveis soluções serão avaliadas com o apoio da Administração e Procuradoria do município.
Foto: Roger Meireles
Deixe um comentário