Uma intensa ação de limpeza, capitaneada pela Defesa Civil com apoio das secretaria de Meio Ambiente, Obras e Segurança Pública, iniciou nesta quinta-feira (9) a retirada de resíduos descartados irregularmente e materiais lenhosos de afluentes do Rio M’Boicy. Os trabalhos se estenderão até a próxima terça-feira (14), em aproximadamente 30 pontos.
As retiradas começaram na região do Morumbi e seguiram para as vias próximas a Avenida República Argentina. Em alguns pontos, a quantidade de resíduos irregulares foi tão alta que demandaram um grande fluxo de trabalho das equipes da Divisão de Limpeza Pública.
Nesta quinta-feira, o trabalho ficou concentrado no trecho do rio localizado na Rua Princesa Isabel. No local, foram encontradas roupas usadas, entulhos, resíduos recicláveis que poderiam ser dispostos e levados pela Coleta Seletiva, e até mesmo um colchão.
“Estaremos trabalhando em regiões que apresentam risco para alagamento por conta da grande quantidade de materiais acumulados. Este é um trabalho recorrente, feito a partir do monitoramento de espaços que constantemente sofrem com o descarte irregular”, disse o agente da Defesa Civil, Luiz Custódio.
A chefe da Divisão de Limpeza Pública, Adriana Fuzetti, relembra que além dos alagamentos, os focos de dengue também são preocupantes. Diversos materiais podem acumular água parada e se transformarem em criadouros do mosquito.
“Quando os moradores despejam o lixo em locais irregulares, estão colocando a própria vida em risco, próximas a focos de dengue que poderiam ser evitados. Pedimos consciência e responsabilidade. Temos os locais corretos para descarte e precisam ser seguidos”, afirmou.
Onde descartar
O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Recicláveis atende a 100% da área urbana de Foz do Iguaçu com o recolhimento semanal dos materiais no formato porta a porta. Cada bairro é atendido em um dia da semana e o mapa interativo pode ser conferido no site da Prefeitura: https://bit.ly/3mjqBIV.
Os materiais são recebidos nas Unidades de Valorização de Recicláveis, que possuem equipamentos para recebimento e triagem dos materiais, um caminhão e uma área geográfica definida para a coleta dos resíduos.
Foz do Iguaçu conta com o serviço Cata Sucata, com agendamento de coleta nas residências que representa uma solução para a destinação correta de materiais ainda não eram coletados pelo programa da coleta seletiva, como canos de PVC, calhas, restos de fios usados em pequenas obras e materiais ferrosos.
Fonte: Portal da Cidade / Foto: Thiago Dutra/PMFI
Deixe um comentário