Arquivos

Categorias

Prefeitura de Foz decreta situação de emergência por epidemia de dengue

Com mais de 10 mil notificações e 1.280 casos confirmados de dengue no novo ano epidemiológico em Foz do Iguaçu, a Prefeitura Municipal decretou Situação de Emergência decorrente da epidemia da doença.

A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados além dos altos índices de infestação do mosquito apontados através do LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica também alertam aos serviços públicos e privados, para reforçar a organização da assistência dos casos de dengue, devido a um possível risco de sobrecarga dos atendimentos nos estabelecimentos de saúde, devido ao aumento do número de casos notificados e confirmados nas últimas quatro semanas do atual ano epidemiológico.

De acordo com a secretária de saúde Rose Meri da Rosa, a medida se faz necessária para alertar os moradores quanto à obrigatoriedade de manter limpos os quintais, terrenos e edificações e também auxilia o município em compras e contratações emergenciais , caso sejam necessárias.

“Apesar de não estarmos vivendo a mesma situação que registramos no ano passado, o número de casos tem aumentado consideravelmente nas últimas quatro semanas, o que coloca o município em situação de emergência. Estamos trabalhando incansavelmente no combate ao mosquito e reforçamos o apelo para que a população faça a sua parte”, disse.

Há muitos anos Foz do Iguaçu enfrenta epidemias de dengue, especialmente por ser uma região de fronteira.

A maior epidemia da cidade ocorreu no ano epidemiológico 2022-2023, com mais de 55 mil casos confirmados da doença e 22 óbitos. O cenário epidêmico atual, conforme explicou a secretária, se configura a partir da semana 4 do novo ano epidemiológico, com o aumento de casos e a circulação do sorotipo DENV 1 e DENV 2.

Ao todo, 22 municípios paranaenses decretaram situação de emergência por epidemia de dengue, de acordo com a Defesa Civil.

leia a matéria completa:https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53351