A prefeitura de Foz do Iguaçu assina, na manhã desta terça-feira (16), um contrato com a Fundação Itaiguapy para ampliar o atendimento de consultas, exames e novas especialidades no sistema público de saúde. O ato está programado para às 10h30 na Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária Lettice Canete de Lima, o contrato de aditivo, prevê novidades, mas principalmente a regularização de alguns serviços. “Estamos assegurando novos serviços à população, alguns não eram disponibilizados e outros não constavam no contrato. Eles já estão sendo oferecidos no Hospital Costa Cavalcanti”, disse. O valor total do contrato é de R$ 500 mil.
Segundo o aditivo, o município assegura um número maior de consultas, exames que não estavam sendo realizados e contratações de novas especialidades como cardiopediatria e iodoterapia, um tratamento à base de iodoradioativo, para pessoas que apresentam problemas na tireóide. Novas consultas de cardiologia também serão oferecidas, são mais 500 atendimentos garantidos à população.
Teste do Olhinho
Com o novo contrato o município assegura também a realização do teste do olhinho aos recém-nascidos, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho. É um exame simples, indolor e gratuito, que deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.
O Teste do Olhinho é feito com um aparelho similar a uma lanterna, que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.
Deixe um comentário