Arquivos

Categorias

Prefeitura de Curitiba vai comprar 20 mil laptops para estudantes da rede municipal de ensino


A Câmara de Vereadores autorizou a Prefeitura de Curitiba a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 7,5 milhões, para compra de computadores portáteis que serão entregues aos estudantes da rede municipal de ensino. A aquisição faz parte do programa do governo federal “Um Computador por Aluno”, desenvolvido pelo Ministério da Educação com suporte financeiro do BNDES.

Com autorização do legislativo municipal, a Prefeitura passa a aderir ao programa federal e vai propor a compra de 20 mil computadores portáteis – mais conhecidos como laptop ou netbook. “O programa contribui com o processo de inclusão digital já presente, com os laboratórios de informática, nas 179 escolas de Curitiba”, diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

“O computador ajuda na aprendizagem, enriquece as aulas e estimula as crianças. O programa prevê que os laptops poderão ficar com os alunos todo tempo da aula conectados em rede na internet. Os professores também serão treinados para melhor uso dos equipamentos em sala de aula”, completou Liliane.

O programa federal – adianta Liliane – objetiva a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas. “Com o advento das inovações no espaço escolar, os estudantes passam a ter mais acesso às informações e espera-se ainda a integração da escola com a comunidade, aumentando as suas chances de êxito e autonomia na sociedade ativa e produtiva”, diz.

Já a implantação de laboratórios de informática em todas as 179 escolas municipais de Curitiba transformou as aulas em fonte de estímulos para os alunos. Com a ajuda dos professores, os alunos fazem pesquisas, experimentam sites educativos e jogos relacionados ao conteúdo dado em sala de aula. Assim, descobrem um mundo de informações e diversão.

Cada laboratório de informática tem uma média de 18 computadores. E outras tecnologias já fazem parte da rotina das escolas municipais. Todas as unidades estão conectadas à internet e cada uma delas tem um projetor multimídia.