A administração Beti Pavin iniciou, esta semana, as obras de pavimentação em 14 ruas de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Os trabalhos nas vias, segundo o secretário de Planejamento, Cezar Antonio Bittencourt Filho, foram licitados em dezembro do ano passado e irão atender uma demanda reprimida da cidade.
“É importante lembrar que durante os últimos anos houve uma grande demanda sem atendimento, ruas sem manutenção, o que gerou o acúmulo na necessidade e diversos problemas decorrentes. Hoje temos estas 14 ruas sendo executadas e mais outras 20 para serem feitas depois, e o resultado é o progresso visível e uma população mais saudável“, destacou Bittencourt Filho.
As ruas que estão sendo contempladas com a melhoria são: Judith Schluga, Amália Strapasson de Souza, Paulo Pereira, Antônio Amilton Baggio e Shirlei Boeira Souto, no bairro Centro Industrial Mauá. No bairro Jardim Paraná será pavimentada a rua Natálio Canestraro. As ruas Arlindo Andretta, Padre Durval Sechi e Vergínia Betinardi Dalprá, do bairro São Gabriel, também serão contempladas, além das ruas Mário Muller do bairro São Sebastião, Maria Tereza Graboski do Jardim Guarujá, Dos Abacateiros no Jardim das Graças, Uruguai no Rio Verde e rua Gustavo Nas s, no Jardim César Augusto.
Ao todo, serão mais de 4,5 quilômetros de asfalto nestes primeiros lotes. Para os próximos meses já está prevista a pavimentação de pelo menos mais 20 ruas por todo o município, fechando um total de mais de 11 quilômetros de asfalto. Além disto, outras ruas já receberam benfeitorias, como a Rua Kelvin, no bairro Alto Maracanã, e a Rua João Couto, no bairro São Gabriel.
Para Gustavo de Luccas, sócio da loja de Moto Peças da rua João Couto, o asfalto veio em muito boa hora. “Demorou, mas saiu, estamos felizes, pois antes tinha que ficar limpando constantemente as peças novas por que o pó era demais, acabava desvalorizando. Agora vamos conseguir manter limpo por mais tempo e poder dedicar mais tempo para outras atividades, destacou Luccas.
Mobilidade urbana
Destas ruas que estão sendo asfaltadas, algumas merecem destaque como a rua Arlindo Andretta, localizada no bairro São Gabriel, e as ruas Judith Schluga, Paulo Pereira, Amália Strapasson de Souza e Shirlei Boeira Souto, do Centro Industrial Mauá. Para estas o projeto foi licitado contemplando implantação de asfalto com nove metros de largura. A diferença das demais se deve ao fato de que as vias têm grande tráfego de caminhões e algumas dão acesso à Estrada da Ribeira e à BR 116. As demais ruas são projetadas para possuir largura de sete metros.
Bittencourt explicou a importância de se fazer uma boa estrutura nestes locais. A largura foi pensada dentro do projeto para que houvesse uma melhora significativa no tráfego, dando mais conforto para quem precisa utilizar estas ruas, que são vias principais e de maior tráfego, e também com grande movimentação de caminhões”, lembrou o secretário.
O valor total aproximado, investido nestes primeiros lotes foi de R$ 4,8 milhões, e o prazo médio para finalização das obras é de 180 dias, ou seja, em junho próximo os bairros devem estar com as ruas prontas.
Deixe um comentário