A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, decretou a implantação do toque de recolher a partir desta segunda-feira (23). A medida foi tomada por causa do novo coronavírus e vai funcionar, diariamente, das 20h às 6h enquanto durar a quarentena. As informações são do G1 Paraná.
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná tem 54 casos confirmados e 1.354 suspeitos do novo coronavírus. Cascavel tem 112 casos da Covid-19 sendo investigados.
Segundo a prefeitura ainda, a circulação de pessoas na cidade no horário estabelecido será permitida apenas em casos com justificativas e de pessoas que trabalham em serviços essenciais.
O decreto estabelece ainda que aquele que desrespeitar a medida poderá responder criminalmente. A pessoa deverá assinar um termo circunstanciado por desobediência, conforme a prefeitura.
Dessa forma, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) deverá ser comunicado sobre a infração de medida sanitária preventiva.
Conforme Secretaria de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade (Semppro), a fiscalização será realizada pela Guarda Municipal (GM) e pelas polícias estaduais, que farão rondas pela cidade.
Entradas bloqueadas
De acordo com a administração municipal, os acessos à cidade serão fechados a partir das 7h de terça-feira (24). Os quatro bloqueios nas entradas serão realizados até às 22h, diariamente.
A princípio, os bloqueios começariam nesta segunda-feira, mas por questões de logística a prefeitura informou que a medida foi adiada por um dia.
Será permitido o acesso de motoristas e passageiros que justificarem a necessidade de entrar em Cascavel, como motivo de trabalho ou tratamento de saúde, segundo a Semppro.
A pessoa que tentar entrar na cidade, de acordo com a prefeitura, deverá responder algumas perguntas como de onde vem, por que precisa entrar no município e se teve contato com alguém que teve sintomas da Covid-19.
Conforme a Secretaria de Saúde, o bloqueio de restrição sanitária será realizado com o apoio dos agentes de saúde e de trânsito do município, da Guarda Municipal, da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Transporte público
O transporte coletivo está suspenso desde domingo (22), segundo a prefeitura, para o público em geral.
Os ônibus estão atendendo apenas os profissionais da área da saúde, que estejam identificados, e os horários funcionam com tabelas de domingos e feriados.
Comércio
O comércio de Cascavel também está fechado desde esta sexta-feira (20). Alguns serviços estão disponíveis apenas para a entrega por meio de delivery.
De acordo com o decreto, supermercados deverão funcionar das 8h às 19h. Além disso, os empresários deverão criar planos de segurança para os funcionários e para a contenção de pessoas.
Os postos de combustíveis poderão funcionar até às 18h, conforme a prefeitura.
Deixe um comentário