Jean Paterno
O Paraná
Um dos temas na pauta do novo presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago Itaipu, Jucerlei Sotoriva (PP), é a saúde de brasiguaios que moram nas cidades paraguaias divisas com lago. Jucerlei, prefeito de Santa Helena, considera o assunto urgente em razão de relatos dos prefeitos do outro lado da fronteira.
Sotoriva já se reuniu com o prefeito de Maracajú, Edir Lermen Ritter. O foco principal da conversa foi buscar meios para pavimentação da carreteira em trecho de 57 quilômetros usados no escoamento da produção de grãos do Paraguai pelo Porto de Santa Helena. Na conversa, Ritter fez um relato das dificuldades que enfrenta na área da saúde e pediu a ajuda de Jucerlei Sotoriva.
Conforme Ritter, a saúde pública dos municípios paraguaios está distante daquela oferecida no Brasil, principalmente nas 16 cidades que formam o Conselho dos Lindeiros. “Temos inúmeras dificuldades em atender a todos os que precisam de assistência médico-hospitalar. Um dos principais problemas está na falta de recursos e na liberação de medicamentos e nos atendimentos a casos de média e alta complexidades”.
O apelo de Ritter é para que Jucerlei Sotoriva ajude no atendimento emergencial aos brasiguaios, colocando as unidades de saúde de Santa Helena à disposição. A mesma solicitação tem sido feita por prefeitos de outras cidades paraguaias aos seus colegas da Costa Oeste. A melhor forma de encontrar uma saída eficiente para a questão, conforme o gestor, é colocar o tema em debate inclusive com o envolvimento do governo estadual.
Deixe um comentário