O prefeito de Iaviporã, Miguel Amaral (PSDB), agradeceu nesta terça-feira, 21, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), pela liberação de recursos para a construção Hospital Regional do Vale do Ivaí.
O hospital beneficiado pelo recurso custará R$ 33,8 milhões, com quase 8 mil metros quadrados, para atender 80 municípios da região. “Será uma obra histórica, a maior dos 60 anos de história do município”, disse o prefeito.
Traiano disse que a obra será importante para o Paraná e que o estado é o único que equilibrou suas finanças e hoje, além de pagar o funcionalismo em dia, tem recursos para aplicar setores essenciais como a saúde pública. Tudo isso, destacou, é fruto da decisão do governador de fazer um duro ajuste fiscal, quando a maioria dos brasileiros nem sonhava com crise, no início de 2015.
O prefeito destacou que a obra, em fase de homologação da licitação, foi um “compromisso assumido e cumprido pelo governador Beto Richa”. Segundo o prefeito, “contamos também com o apoio do secretário Michele Caputo, da Saúde, de deputados da região que lutaram para que a obra saísse do papel”.
O prazo para a construção é de 540 dias e o hospital será construído numa área de 7.993 metros quadrados, divididos em cinco pavimentos, contando com 104 leitos, sendo 10 de UTI adulto, centro cirúrgico e enfermarias. O hospital terá atendimentos de urgência e emergência, psiquiatria, clínica geral e cirurgias eletivas, sendo referência para toda a região central.
Segundo Miguel Amaral, a importância dessa obra é crucial. “A região central é a única do Paraná desprovida de um hospital do Estado. Em função disso, todos os dias, centenas de pacientes desses municípios precisam se deslocar para os centros de referência em Londrina, Arapongas e Curitiba, em busca de atendimento especializado”.
“Com essa estrutura que será construída, vamos concentrar boa parte desses atendimentos aqui em Ivaiporã e isso representa qualidade de vida para a população”, disse o prefeito, lembrando que essa é a maior obra já realizada em Ivaiporã e apenas em sua construção deve gerar mais de uma centena de empregos diretos e indiretos.
Deixe um comentário