No primeiro dia do Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), nesta segunda-feira (23/10), o prefeito Rafael Greca recebeu, no Memorial Paranista, delegações de cidades brasileiras e de outros países como Finlândia, Coreia do Sul, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal.
O grupo estará em Curitiba até quarta-feira (25/10) para a reunião preparatória para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado na capital do Paraná, em maio do próximo ano. Será a primeira vez que Curitiba receberá um evento como esse.
“Sejam muito bem-vindos, é com imensa alegria que os acolhemos”, disse o prefeito. “Uma cidade só é boa se for boa para seu povo e estamos mostrando a vocês a nossa Curitiba como ela é”, afirmou Greca.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou as ações de Curitiba como cidade educadora, principalmente a ampliação da oferta do ensino integral, que até 2024 deve incluir todas as escolas municipais.
“Estamos muito próximos de atingir nossa meta”, adiantou a secretária. Atualmente são 153 escolas com oferta, entre as 185 da rede municipal. Todos os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) atendem no integral.
A programação envolve equipes de todas as áreas da Prefeitura, os Embaixadores do Futuro da rede municipal de ensino e vereadores.
Agenda
Nesta terça-feira (24) a agenda inclui visitas técnicas ao espaço do Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, ao Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida) e à Escola Municipal de Sustentabilidade do Bosque Zaninelli, no Pilarzinho.
Na quarta (25/10) estão previstas visitas a outros espaços da cidade como Memorial de Curitiba e Jardim Botânico.
A secretária-geral da Aice, Marina Canals, frisou a importância da Educação como indutora de mudanças.
“A cidade educadora toma consciência do papel que o entorno exerce nas pessoas. Nos educamos nas escolas, mas também nos museus, nos locais onde praticamos esportes, onde moramos, assim aprendemos a debater, a viver em comunidade”, resumiu Marina.
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: Daniel Castellano / SMCS
Deixe um comentário