O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, está otimista quanto a reabertura da fronteira. Em entrevista à imprensa paraguaia, Prieto diz estar com esperança que o presidente Mario Abdo Benítez (Marito) autorize a reabertura da Ponte da Amizade até o fim de setembro. A esperança é baseada no Decreto emitido pelo governo paraguaio na terça-feira, 08, que habilitou o posto de migração da Ponte da Amizade para a entrada de estrangeiros.
Embora, a princípio, o Decreto seja válido apenas para voos “borbujas” comerciais para o Uruguai, o prefeito diz que a flexibilização já mostra uma pré-disposição do presidente em reabrir a fronteira. “Acredito que a disposição de flexibilizar os postos de controle é importante, é um passo para que até dia 26 de setembro, data em que o Brasil deve reabrir a fronteira, nós possamos fazer o mesmo” disse Prieto.
Em entrevista à Rádio Nacional do Paraguai, a Diretora de Migração Ángeles Arriola confirmou que o Decreto, apesar de não ter efeito imediato, é sim um primeiro passo para a negociação com os países vizinhos para a reabertura das fronteiras. “Este decreto nos ajuda a regulamentar para que em um futuro imediato sejam iniciadas as negociações com os países vizinhos para uma abertura gradual de fronteiras” afirmou.
Leia mais na Radio Cultura Foz
Deixe um comentário