O prefeito Luiz Antônio Bendo, o Bim (PP) cancelou os recursos que seriam investidos na Fespop em Santa Terezinha de Itaipu. Todos os anos, o festival era realizado durante o aniversário da cidade no início de maio. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada seguindo uma orientação do Ministério Público.
“Na orientação do Ministério Público a maneira que vinha sendo feita a Fespop não estava sendo certa. Eu quero fazer uma coisa certa para Santa Terezinha, para a região, mas que esteja dentro da legalidade” disse Bim.
Entre os pontos recomendados pelo MP chama atenção a parceria entre a prefeitura e o Provopar de Santa Terezinha de Itaipu.
No documento, entregue no dia 12 deste mês, o órgão alerta para a falta de chamamento público para a eleição do parceiro na organização. Destaca, ainda, a falta de publicidade em relação à destinação das receitas arrecadadas pelo evento, por meio de patrocínios e vendas de ingressos.
Volta em 2026
Ainda segundo Bim, o evento volta em 2026, reformulado, e atendendo rigorosamente as diretrizes legais de transparência. O prefeito afirmou que a suspensão da festa é temporária. “Nossa intenção é remodelar e nos preparar para 2026” disse.
Em 2025, segundo o prefeito, os R$ 4 milhões destinados ao festival serão usados para melhorias na infraestrutura e áreas prioritárias e atender demandas da população.
Segundo o procurador-geral Osli Machado, a realização do evento, sem atender o que determina a legislação, poderia trazer uma série de problemas jurídicos, como crime de responsabilidade e improbidade administrativa.
Deixe um comentário