“Curitiba deve assumir seu caráter de metrópole e ser polo de desenvolvimento regional, com políticas públicas de integração metropolitana. Não podemos ser uma ilha e ignorar os municípios vizinhos”, disse Goura. “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 devem ser orientativos dessas políticas.”
O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba participou de um encontro com diretores da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic). Celso Gusso, presidente, e João Barreto Lopes, diretor administrativo, receberam Goura e a candidata a vice-prefeita Ana Moro nesta terça-feira (27), na sede da entidade.
Os diretores explicaram que a Aecic está promovendo diálogos com os candidatos a prefeito para ouvir suas propostas e para apresentar as reivindicações da entidade ao Executivo Municipal. “Desta forma há oportunidade de ouvir os candidatos numa conversa presencial democrática”, disse o presidente da Aecic, Celso Gusso.
“É muito bom que o candidato Goura tenha aceitado nosso convite. Desta forma, poderemos transmitir aos nossos mais de 200 associados a sua mensagem como candidato a prefeito”, afirmou João Barreto, diretor administrativo. “Precisamos de pessoas visionárias na política”, completou.
Propostas para o des envolvimento
Goura defendeu que o desenvolvimento econômico deve ser sustentável e privilegiar investimentos em indústrias de alto valor agregado, como nas áreas de tecnologia, telecomunicações, hospitalar e outras. “Tudo isso integrado às pequenas e médias empresas que devem ser as fornecedoras dessas últimas”, explicou. “Temos que pensar adiante, 20, 30 anos.”
O presidente da Aecic disse que este é exatamente o perfil dos associados da entidade que precisam ser alcançados. “Trabalhamos com um universo de 18 mil empresas. Destas, 100 são responsáveis por 90% do faturamento anual de U$ 10 bilhões. As outras são as que precisam de atenção do poder público em todos os níveis”, afirmou Gusso.
Integração metropolitana
Os diretores da Aecic elogiaram Goura a respeito do conceito de Curitiba como metrópole regional e indutora de uma integração regional com o objetivo de promover um desenvolvimento econômico e social sustentável. “As empresas podem colaborar e se beneficiar desta visão de metrópole do candidato Goura. Não é possível pensar Curitiba isoladamente”, concordou João Barreto.
Goura aproveitou para contar aos diretores da Aecic um pouco da sua trajetória pessoal, que o levou do ativismo em favor da mobilidade por bicicleta a concorrer a cargos legislativos e ser eleito a partir das pautas ambientais e de ciclomobilidade.
“A CicloIguaçu, que ajudamos a criar, já esteve aqui na Aecic apresentando aos empresários associados os conceitos de mobilidade ativa. Hoje, eu estou como candidato a prefeito. Não é um projeto pessoal. Trabalho por ideais e por isso faço política”.
Apoio à economia local
Ana Mora explicou aos diretores da Aecic que, entre as várias propostas da chapa do PDT, uma das principais ideias é o apoio à economia local. “Não só ao comércio local, mas ao empreendedorismo, às micro e pequenas empresas que são fundamentais na cadeia produtiva. A prefeitura pode ter um papel importante de apoio ao setor, com menos burocracia e outras iniciativas de apoio”, afirmou Ana Moro.
Deixe um comentário